A composição musical enquanto instrumento pedagógico interdisciplinar

Authors

  • Luís Cláudio Pires Seixas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Keywords:

Teatro, Circo, Composição musical, Criação literária

Abstract

Esse artigo discute processos criativos, motivacionais e de conexão interdisciplinar no uso da composição musical como instrumento pedagógico, a partir de uma atividade de extensão universitária levada a cabo na Universidade Federal da Bahia, nas suas Escolas de Música e de Teatro, com o envolvimento de discentes de ambas as unidades de ensino e de participantes da comunidade externa. Além de refletir sobre o trabalho realizado, esse texto aponta para possíveis outras realizações semelhantes que, eventualmente poderiam incluir ainda discentes de cursos relacionados com a criação de histórias em quadrinhos, produção literária, produção cultural e aqueles que buscam aprofundamento nas várias funções no campo das artes visuais. As apresentações públicas tornaram essa vivência artística mais rica e possibilitou, ao final uma avaliação de aprendizagem que resgatou de forma simplificada os conteúdos abordados durante todo o semestre letivo, seguido de uma autoavaliação coletiva que, acontecendo dialogicamente permitiu que fosse mantida a concepção solidária que norteou o trabalho realizado em equipe nessa atividade de extensão universitária.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADORNO, Theodor; EISLER, Hanns. Composing for Films. New York: Oxford University Press, 1994.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade: O que é isso? Disponível em: <http://vsites.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf>. Acesso em: 20. Abr. 2011.

FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

JOSÉ, Mariana Aranha Moreira. Interdisciplinaridade: As disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira. Disponível em: <http://www.planetaeducacao.com.br/novo/gepi/Interdisciplinaridade_Escolar.pdf>. Acesso em: 20. Abr. 2011

STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 6 Lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

Published

2022-01-19

How to Cite

Pires Seixas, L. C. (2022). A composição musical enquanto instrumento pedagógico interdisciplinar. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 104–111. Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2487

Issue

Section

Relatos de Experiência

Similar Articles

<< < 1 2 

You may also start an advanced similarity search for this article.