COMO ÁGUA EM PEDRA DURA

MOSTRA DE MÚSICA NEGRA NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Authors

  • Mateus Berger Kuschick IFRS
  • Cláudia Schreiner IFRS
  • Walter Mello Ferreira IFRS

Keywords:

Música popular, Relações étnico-raciais., Ações Afirmativas, Cultura, Música

Abstract

A partir da experiência na produção e realização de uma Mostra de Música Negra vinculada ao NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e ao Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS - campus Porto Alegre, a equipe apresenta uma série de reflexões decorrentes do vivenciado, desde a submissão do projeto junto ao edital de Auxílio Institucional à Extensão Ações Afirmativas 2021 até a sua prestação de contas e encerramento. Serão abordados aspectos referentes à visibilidade, ao alcance, ao impacto, ao ineditismo da iniciativa bem como às dificuldades de viabilidade e ao descompasso entre itens do edital. Busca também dar destaque a determinados modos de funcionamento das instituições de ensino que de alguma forma reproduzem, reforçam, atualizam o chamado racismo estrutural, mesmo que nos últimos anos muito se tenha avançado. Ao final, aponta sugestões, renova convicções, procura diálogo com pares e fomenta esperança.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Miguel Vale de. Um Mar da Cor da Terra: raça, cultura e política da modernidade.

Oeiras: Celta, 2000.

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ANDRADE, Mario de. Aspectos da Música Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012 (1939).

APPIAH, Kwame Anthony. Na Casa de Meu Pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro:

Contraponto, 1997. (1a edição em 1992).

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed.34, 2001.

(1993).

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

KAPUSCINSKI, Ryszard. Encuentro con el Otro. Barcelona: Anagrama, 2007.

NETTO, Michel Nicolau. O Discurso da Diversidade e a World Music. São Paulo: Anablume-

-FAPESP, 2014.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933).

Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

SANTO, Spirito. Do Samba ao Funk do Jorjão: ritmos, mitos e ledos enganos no enredo de um

samba chamado Brasil. Rio de Janeiro: KBR, 2011.

SERRARIA, Richard. Sopaporiki. Porto Alegre: Ed. Escola de Poesia, 2020.

SODRÉ, Muniz. Samba, o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed.34, 1998.

TROTTA, Felipe. O Samba e suas Fronteiras: “pagode romântico” e samba de raiz” nos anos

Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

ULHÔA, Martha T. A Análise da Música Brasileira Popular. Cadernos de Colóquio, n.1, (Rio de

Janeiro) p.61-68, 1999.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. (1995)

Published

2023-03-07

How to Cite

Berger Kuschick, M., Schreiner, C., & Mello Ferreira, W. (2023). COMO ÁGUA EM PEDRA DURA: MOSTRA DE MÚSICA NEGRA NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 23(1), 11–17. Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3049

Issue

Section

Dossiê - Música: formação, gestão e difusão