PROJETO UM NOVO UPDATE

DISCUTINDO AS TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA NA TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Authors

  • André Bomfim dos Santos UFRB
  • Elva Fabiane Matos do Valle
  • Michel Kelven Marques Garcia
  • Uanderson Flávio Nunes de Lima

Keywords:

Comunicação, Publicidade, Convergência, Consumo, Diversidade

Abstract

 

Este relato apresenta o projeto Um novo update: discutindo as tendências da publicidade, executado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), nos semestres 2022.1 e 2022.2. Tivemos como objetivo principal identificar e discutir as transformações de ordem estética e estratégica da comunicação publicitária contemporânea, marcada pela convergência dos meios (JENKINS, 2009) e pelo seu caráter híbrido (COVALESKI, 2010).  O projeto integrou atividades de ensino, extensão e pesquisa. A saber: a disciplina Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda; o curso “Um novo update”, com especialistas de âmbito nacional; e a elaboração de um livro em formato e-book, independente e colaborativo, produzido pela comunidade estudantil de comunicação da UFRB. O processo foi em grande medida, gerido pelos próprios estudantes, estimulando sua autonomia e revelando seus interesses. Os encontros, diálogos e textos representaram uma ponte entre a comunidade do Recôncavo e os temas que vêm reconfigurando a comunicação estratégica em níveis nacional e global, a exemplo da diversidade e inclusão, influenciadores digitais e a busca de um consumo mais refletido.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

COVALESKY, Rogério Luiz. O processo de hibridização da publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. 2010. 176f. Tese. (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_arquivos/1/TDE-2010-08-16T08:10:19Z-9829/Publico/Rogerio%20Luiz%20Covaleski.pdf >. Acesso em: 15 set. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HANSEN, Fábio; PETERMANN, Juliana; CORREA, Rodrigo Stéfani. Criação publicitária: desafios no ensino. Porto Alegre: Sulina, 2020.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. [e-book]. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

MOZDZENSKI, Leo. Publicidade e direitos humanos: as retóricas contraintuitivas e a(r)tivistas do outvertising. In: SANTOS, A. T.; JORDÃO, J. V. P.; CUNHA, M. R. L. R. (Org.). Século XXI: a publicidade sem fronteiras? [e-book]. Goiânia: CEGRAF UFG, 2021.

PEREIRA JÚNIOR, José Maria Mendes Influência Digital e Publicidade: fundamentos teórico-práticos de um hibridismo instrumental. Rizoma, v. 9, n. 2, 5 jul. 2021. Disponível em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17066>. Acesso em: 22 jul 2023.

RESOLUÇÃO CONAC/UFRB Nº 057, DE 23 DE MAIO DE 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB). 2022. Disponível em: <https://ufrb.edu.br/cfp/estrutura-organizacional/23-site/1334-resolucoes#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CONAC%20N%C2%BA%20057%2C%20de,038%2F2017>. Acesso em: 22 jul. 2023.

SANTOS, André Bomfim dos. A descompressão do audiovisual publicitário: analisando o processo comunicacional da prática do branded content. 2014. 136f. Dissertação. (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador. Disponível em: <http://poscom.tempsite.ws/wp-content/uploads/2011/05/Andr%C3%A9-Bomfim-dos-Santos.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2016.

SANTOS, André Bomfim dos. Muito além do like: dinâmicas de consumo da comunicação publicitária da marca Itaú no Facebook. 2018. 247f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador.

VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Onde está o homem negro na publicidade? Masculinidades negras no segmento de higiene pessoal. Contemporânea. UFBA, v. 18, n. 03, set-dez 2020,. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/33370>. Acesso em: 22 jul. 2023.

Published

2024-10-25

How to Cite

Bomfim dos Santos, A., Fabiane Matos do Valle, E., Kelven Marques Garcia, M. ., & Flávio Nunes de Lima, U. . (2024). PROJETO UM NOVO UPDATE: DISCUTINDO AS TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA NA TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 190–198. Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3468