Educação socioambiental e o direito à cidade:

Reflexões sobre um programa de extensão universitária durante a pandemia da covid-19 no interior do Ceará

Autores/as

Palabras clave:

Pesquisa-ação, Universidade, Biopolítica, Tecnologias, Desigualdades Sociais

Resumen

O agravamento das desigualdades sociais gerado pela pandemia da Covid-19 fez com que os territórios urbano-periféricos enfrentassem drásticos empecilhos para o pleno acesso à educação e ao direito à cidade. Desse modo, este artigo objetiva relatar e discutir as ações de extensão universitária relacionadas ao direito à cidade promovidas pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) durante o ano de 2020. Para tal, adotou-se uma pesquisa-ação como estratégia metodológica. A coleta dos dados se deu mediante análises documentais nos relatórios parciais e finais das atividades de extensão, tal qual nos documentos de planejamento e planilhas para o acompanhamento das atividades. Guardadas as devidas proporções das ações relatadas, depreendeu-se que as iniciativas experienciaram dificuldades como o acesso a aparelhos tecnológicos e à internet por parte do público-alvo. Portanto, as percepções apontam para uma complexificação ainda maior da relação extensão universitária-comunidade em termos de alcance e diálogo, tal e qual os empecilhos enfrentados por indivíduos majoritariamente subalternizados na realidade social brasileira, questões essas agudizadas pela pandemia da Covid-19. Em contrapartida, as adaptações das ações extensionistas foram salutares para a continuação das atividades. As práticas foram proveitosas, logrando experiências e ferramentas para futuras intervenções diante do contexto hodierno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geovane Gesteira Sales Torres, Universidade Federal do Cariri

Concludente do curso de graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs.

Caio Ricardo da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Concludente no curso de graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs.

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA),
Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio, Especialista em
Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA),
Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal
do Ceará (UFC/ Campus Cariri) e Doutor em Geografia pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor Adjunto da
Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração
Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Bolsista de
Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Coordenador/Líder do
Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas
(LAURBS). Dedica-se à pesquisas no âmbito do Planejamento Urbano,
Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional, Problemáticas e Gestão
Urbanas/Metropolitanas e Políticas Públicas

Citas

AGUIÃO, Silvia. Sexualidade, gênero e Internet: aspectos do uso das TIC na constituição de redes de sociabilidade e produção de si entre jovens. In: CASTELLO, Graziela; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; JEREISSATI, Tatiana. Dinâmicas de gênero e uso das tecnologias digitais: um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo.1. ed. - São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Cebrap, 2021. pp. 112-137.

AUGUSTO, Fhilipe. Alunos de escolas e universidades estaduais começam a receber do Governo do Ceará chips com internet. Governo do Estado do Ceará, Fortaleza – CE, 9 dez. de 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/12/09/alunos-de-escolas-e-universidadesestaduais-comecam-a-receber-do-governo-do-ceara-chips-com-internet/. Acesso em 15 jul. 2021.

BASCHET, Jérôme. COVID-19: O século XXI começa agora. São Paulo: Editora n-1, 2020.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. 1° ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CALAZANS, Roberto; MATOZINHO, Christiane. Pandemia, paranóia e política. São Paulo: Editora n-1, 2020.

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2005.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - Cetic.BR. Resumo executivo: TIC Kids Online Brasil 2019. 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093441/resumo_executivo_tic_kids_online_ 2019.pdf. Acesso em 15 jul. 2021.

CHUECA, Eva Garcia. Cartografiando Silencios en las Urbes Brasileñas: ¿Pueden las mujeres pobres, negras y periféricas hablar?. Centro de Estudios y Documentación Internacionales de Barcelona, Barcelona, mayo 2017. Seción Opinión. Dispoñible en: https://www.cidob.org/publicaciones/serie_de_publicacion/opinion_cidob/ciudades_globales/cartografiando_silencios_en_las_urbes_brasilenas_pueden_las_mujeres_pobres_negras_y_periferi cas_hablar. Acceso em: 12 mayo 2021.

CHUECA, Eva Garcia. O direito à cidade perante as epistemologias do Sul: reflexões sobre o processo brasileiro de construção do direito à cidade. In: SANTOS, Boaventura de Souza, MARTINS, Bruno Sena (Orgs.). O pluralismo dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade. 1 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. pp. 397-418.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 6 ed. – Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no College de France (1977-1978)/ Michel Foucault; edição estabelecida por Michel Senellart sob a direção de François Ewald e Alessandro Fontana; tradução Eduardo Brandão; revisão da tradução Claudia Berliner. – São Paulo: Martíns Fontes, 2008.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2013.

HARVEY, David et al. Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico de 2010: Classes de rendimento nominal mensal. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/3277#resultado. Acesso em 15. Jul. 2021.

INSTITUTO PÓLIS. Raça e Covid-19 no município de São Paulo. 2020. Disponível em: https://polis.org.br/estudos/raca-e-covid-no-msp/. Acesso em 15 jul. 2021.

JEREISSATI, Tatiana; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; BARBOVSCHI, Monica. Sobre a pesquisa. In: CASTELLO, Graziela; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; JEREISSATI, Tatiana. Dinâmicas de gênero e uso das tecnologias digitais: um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo.1. ed. -- São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Cebrap, 2021. pp. 30-55.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Editora Centauro, 2011.

LEFEBVRE, Henri. O pensamento marxista e a cidade. Tradução de Maria Idalina Furtado. Lisboa: Editora Ulisseia, 1972.

LEITE, Maria Laís dos Santos; TORRES, Geovane Gesteira Sales; CUNHA, Rocelly Dayane Teotonio da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas (os) brasileiras (os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 07-28, 2020.

LIMA, Márcia Lima; AGUIÃO, Silvia. Interfaces entre gênero, raça e classe em experiências de uso das TIC entre crianças e adolescentes. In: CASTELLO, Graziela; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; JEREISSATI, Tatiana. Dinâmicas de gênero e uso das tecnologias digitais: um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo.1. ed. -- São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Cebrap, 2021. pp. 86-111.

NASCIMENTO, Diego Coelho do; TORRES, Geovane Gesteira Sales; SILVA, Caio Ricardo da; PIMENTEL, Regina Cruz. Educação para a sustentabilidade em contextos urbano-periféricos: a experiência do LAURBS em Juazeiro do Norte, Ceará. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 5-19, 2021.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Desigualdades socioespaciais – a luta pelo direito à cidade. Revista cidades, v. 4, n. 6, 2007.

SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao Estado Suicidário. São Paulo: Editora n-1, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. La cruel pedagogía del virus. 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice: O Social e o Político na Pós-Modernidade. Porto: Editora Afrontamento, 1999.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristovão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2013.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, pág. 443-466, 2005.

Archivos adicionales

Publicado

2022-01-19

Cómo citar

Sales Torres, G. G., Ricardo da Silva, C., & Coelho do Nascimento, D. (2022). Educação socioambiental e o direito à cidade: : Reflexões sobre um programa de extensão universitária durante a pandemia da covid-19 no interior do Ceará. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 16–30. Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2706

Número

Sección

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos