FORMAÇÃO EM MENTORIA PARA DIRETORES ESCOLARES:

CONCEPÇÃO E APLICABILIDADE

Autores/as

  • Camila Perez da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Jannyffer Santos de Maria Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Starlet Nascimento de Maria Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Palabras clave:

Gestão Escolar, Formação Continuada, Mentoria de Diretores

Resumen

O presente trabalho visa apresentar as contribuições de uma ação extensionista de formação continuada, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O objetivo foi oferecer uma formação inovadora para gestores escolares, tendo como base a mentoria, pautada em concepções, como o diálogo, a troca de experiências, e a escuta ativa. Desenvolvido durante entre agosto e novembro de 2022, o curso justifica-se pela necessidade de ressignificar o teor burocrático das formações oferecidas a este público, em especial, após o período de isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19. Participaram desta formação, 200 diretores de diferentes municípios brasileiros, sendo 10 diretores do município de Imperatriz/MA, onde está localizada a UEMASUL. A partir desta experiência, estes profissionais puderam compartilhar estratégias diversificadas de identificação dos desafios relacionados à organização administrativa e pedagógica das escolas, criando entre si, uma rede de socialização de práticas de gestão. A ação extensionista, possibilitou o debate colaborativo e a busca coletiva de soluções para os problemas relacionados à gestão escolar, especialmente, após o retorno presencial das aulas pós pandemia.



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAVENA, F. Preparando diretores de escola no Chile: lições da Austrália, Inglaterra e EUA. Revista de Administração e História da Educação, v. 48, n. 4, 2016. p. 1-16.

BUSH, T. Theories of educational management. 4. ed. London: Sage, 2011.

CHEUNG, R. M.; WALKER, A. Mundos interiores e limites exteriores: a formação do início da escola diretores em Hong Kong. Journal of Educational Administration, v. 44, n. 4, p. 389-407, 2006.

COWIE, M.; CRAWFORD, M. Ser um novo diretor na Escócia. Journal of Educational Administration, v. 46, n. 6, p. 676-689, 2008.

CROW, G. Complexidade e princípio inicial nos Estados Unidos: perspectivas sobre socialização. Journal of Educational Administration, v. 44, n. 4. p. 310-325, 2006.

GARCÍA; J. M. G.; SLATER, C.; LÓPEZ-GOROSAVE, G. Princípios elementares iniciais em todo o mundo. Gestão em Educação, v. 25, n. 3, p. 100-105, 2011.

KIM, M.; PARKAY, F. Princípios para principiantes na República da Coréia: os desafios de novas Lideranças. Journal of Educational Policy, v. 1, n. 1, p. 85-97, 2004.

LUIZ, M. C. (Org) Mentoria de diretores escolares: formação e contextos educacionais no Brasil. Documento eletrônico. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021.

LUIZ, M. C. (Org.). Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

QUONG, T. Fazendo as perguntas difíceis: ser um diretor iniciante na Austrália. Diário de Administração Educacional, v. 44, n. 4, p. 376-388, 2006.

ROSENBERG, M. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 2. ed. São Paulo: Ágora, 2006.

Archivos adicionales

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Perez da Silva, C., Santos de Maria, J., & Nascimento de Maria, S. (2023). FORMAÇÃO EM MENTORIA PARA DIRETORES ESCOLARES: : CONCEPÇÃO E APLICABILIDADE. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 142–149. Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3367

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.