ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE FACILITAM A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Josefa David Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucas Almeida Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kleison Leopoldino Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anna Luz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Palabras clave:

Acessibilidade, Braille, Educação inclusiva, Laboratório

Resumen

A educação inclusiva é fundamental para promover o acesso a um ensino de qualidade às pessoas com algum tipo de Necessidades Educacionais Específicas  na universidade. Diante disso, é crucial que alunos e servidores estejam familiarizados com metodologias de ensino-aprendizagem inclusivas, com o propósito de assegurar condições adequadas para o acesso e permanência destes indivíduos com necessidades específicas na academia. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi apresentar as estratégias pedagógicas de inclusão desenvolvidas, visando tornar a universidade mais acessível para a chegada das pessoas com deficiência visual. Para alcançá-las, adaptou-se o manual de aulas práticas do componente curricular Microbiologia dos Alimentos e efetuou-se capacitações com alunos deste componente e servidores locais, com a utilização de alguns materiais, como reglete, punção e prancheta, além dos softwares Braille Fácil® e Canva® e o sítio eletrônico Atractor. Dessa forma, foi possível obter aprendizados satisfatórios por parte dos participantes, já que houve um bom envolvimento e questionamentos referentes à escrita Braille. Destaca-se que é notória a relevância de trabalhos como este, visto que o conhecimento acerca das dificuldades enfrentadas por esses sujeitos e a elaboração de alternativas de ensino são fundamentais para contribuir na construção de um âmbito universitário mais inclusivo e menos limitante.

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Publicado

2024-10-25

Cómo citar

David, J. ., Almeida, L., Leopoldino, K., & Luz, A. . (2024). ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE FACILITAM A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 209–217. Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3493

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