O PAPEL DA COOPERATIVA ECOCITRUS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JUNTO AOS AGRICULTORES FAMILIARES DO VALE DO CAÍ – RS

Autores/as

Palabras clave:

Desenvolvimento Sustentável, Produção Orgânica, Agricultura familiar

Resumen

A trajetória de desenvolvimento de uma cooperativa ao longo dos anos foi evoluindo, conquistando espaço, com uma nova forma de pensar. O papel da cooperativa que busca agregar ao pequeno agricultor, estabelece estabilidade e segurança diante da concorrência e possíveis mudanças no ambiente competitivo. O objetivo deste estudo foi evidenciar a importância do trabalho da cooperativa Ecocitrus junto aos agricultores familiares da região do Vale do Caí/RS, atuando em prol do desenvolvimento sustentável. A coleta de dados foi realizada através de um estudo de caso proposto na cooperativa Ecocitrus, permitindo conhecer a realidade de uma agroindústria que atua no beneficiamento e processamento de frutas cítricas orgânicas advindos da produção de agricultores familiares do Vale do Caí, os dados foram discutidos e analisados a luz de uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que a cooperativa possui um sistema operacional capaz de suprir toda a cadeia produtiva citrícola orgânica dos agricultores familiares da região, em um trabalho coletivo, gerando desenvolvimento sustentável. Diante disto pode-se observar e concluir de forma nítida a importância de se estar organizado coletivamente, garantindo impactos positivos, promovendo um ambiente agrícola diverso, sustentável, ecológico, viável e intrinsicamente econômico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

JAMISON PINHEIRO RIBEIRO, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Santa Maria - RS ( 2022 - 2024). Graduado em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus de Capitão Poço ( 2016 - 2021), Técnico em Agropecuária, formado pelo Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal (2010 - 2012). Foi Monitor das Disciplinas de Metodologia Cientifica e Comunicação Oral e Escrita (2019 - 2020), e ainda, participou da tutoria de Língua Portuguesa do Projeto de Ensino de Nivelamento Acadêmico (PNA) da UFRA-CCP (2020). Atualmente, participa do grupo de pesquisa NEPEA - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia Agroindustrial da UFSM, desenvolvendo pesquisa com Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura. Tem experiência na área da Agricultura Familiar, com ênfase em Extensão Rural e Desenvolvimento Rural Sustentável, desenvolvendo trabalhos em comunidades tradicionais. 

Jeorgia Gabriela Bertoldo , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ (2020). Mestranda em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. 

Carine Dalla Valle , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen/RS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Organizações e Sociedade (NOS) do Programa de Pós-graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Seus interesses de pesquisa são na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, e na área de Extensão Rural, com ênfase em Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura.

Andrea Cristina Dorr , Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004) e PhD em Economia na Universidade de Hannover, Alemanha (2009). Realizou estágio na Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria em 2008. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em agronegócio, cadeias agroindustriais, indicação geográfica e programas de certificação. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais e Professora Permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Participou do 1 GESIS Summer School in Survey Methodology na cidade de Koln, Alemanha (08 a 25 de agosto de 2012). Realizou um intercâmbio científico de curta duração no período de 22 de abril a 25 de maio de 2013 na Alemanha junto à Universidade de Goettingen e Universidade de Hannover financiado pelo CAPES -DAAD. Participou do 11th Wageningen International Conference on Chain and Network Management no período de 4 a 6 de junho de 2014 na Ilha de Capri, Itália. Realizou intercâmbio científico no período de 07 a 15 de junho de 2014 na Universidade de Bologna. Participou do DAAD Alumni Seminar "Organic Farming - the silver bullet for development and sustainability?", organizado na Universidade de Hohenheim, Centro de Agricultura, Trópicos e Subtrópicos, cidade de Stuttgart, Alemanha no período de 02 a 10 de fevereiro de 2015. Foi assessora do Comitê técnico da área de Agronegócio do ENADE 2019 junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural no período de agosto de 2020 a setembro de 2021.

Maristani Habitzreiter , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Tecnóloga em Agronegócio formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia Agroindustrial (UFSM). Foi presidente do Diretório Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio e participante do conselho do Centro de Ciências Rurais da UFSM. 

Citas

PALMA, L. C. A Sustentabilidade na Cadeia Orgânica de Citrus: um estudo na Cooperativa Ecocitrus. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduação em Agronegócio. Porto Alegre. 2007.

ALEIXO, A. D et al. O cooperativismo de crédito: estratégias de fidelização dos associados para a sustentação do negócio rural. Encontro Nacional De Engenharia De Produção. Anais [...], Fortaleza, 2015. p. 1-15.

BARBOSA, L. C. B. Introdução ao cooperativismo.: livro didático. – Palhoça: UnisulVirtual, 2012. 204 p.

BISCARO, C.; SANTOS, L. M. L.; HERNANDES, J. F. M. Un estudio comparativo entre el cooperativismo brasileño y países de referência mundial. Cooperativismo & Desarrollo, v. 31, n. 126, p. 1–22, 31 jul. 2023.

BOFF, L. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012. In: BONINE, P.D.; JOÃO, P.L. (org.) Estudo da cadeia Produtiva dos citros no Vale do Caí/RS. Porto Alegre: Emater/RS – Ascar, 2002. 46p.

ECOCITRUS. Raleio: bergamota verde também é lucro. 2015. Disponível em: https://ecocitrus.com.br/noticia/raleio-bergamota-verde-tambem-e-lucro-40. Acessado em: 09 de jul. 2023.

EFROM, C F. S; SOUZA, P. V. D. (Org.). Citricultura do Rio Grande do Sul: indicações técnicas. 1. ed. Porto Alegre: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação - SEAPI; DDPA, 2018.

FRANÇA, C. L.; VAZ, J. C.; SILVA, I. P. (Org.). Aspectos econômicos de experiências de desenvolvimento local. São Paulo: Instituto Polis, 2002. 180p. Disponível em: <http://www.unilivre.org.br/banco_de_dados/experiencias/experiencias/429.html>. acesso em: 22 de julho de 2023.

FARIA, A. Cooperativa dos citricultores ecológicos do Vale do Caí - ECOCITRUS, Montenegro/RS. In: FRANÇA, Cássio Luiz de; VAZ, José Carlos; PRADO, Ivan. Aspectos econômicos de experiências em desenvolvimento local. São Paulo: Instituto Pólis, 2002. p. 41-49.

FERRAZ, J. C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Competitividade, padrões de concorrência e fatores determinantes. In: FERRAZ, J. C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. São Paulo: Campus, 1995. p. 10-14.

FERREIRA, R. M.; BALDIN, M. E. A. Os Reflexos Do Cooperativismo no Desenvolvimento do Agronegócio. Revista Portuguesa de Ciências Jurídicas, v.2, n.1, p. 54-72, 2021.

FERRAZ, J. C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Competitividade, padrões de concorrência e fatores determinantes. In: FERRAZ, J. C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. São Paulo: Campus, 1995. p. 10-14.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Comunidades interativas de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-76.

GRANATO, E. F. Cooperativismo e Associativismo. Fundação Educacional de Penápolis. Fevereiro, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 Ed. São Paulo: Atlas. 2010.

GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. T. / [organizadores]. Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.

INCRA/FAO - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/ Food and Agriculture Organization. Novo Retrato da Agricultura Familiar: O Brasil Redescoberto. Projeto de Cooperação Técnica INCRA /FAO. 2000. Disponível em: <http://www.faser.org.br/anexos/Retratodaagriculturafamiliar.pdf >. Acessado em: ago, 2023.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema IBGE de Recuperação automática (SIDRA). Censo agropecuário 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html. Acessado em: Acesso em 11 de ago. de 2023.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo agropecuário: Resultados definitivos. (2022). Rio de Janeiro, v. 8, p.1-105. Disponível em: <https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/templates/censo_agro/resultadosagro/pdf/cooperativas.pdf> Acesso em 11 de ago. de 2023.

LIMA, J. R. T; FIGUEIREDO, M. A. B. Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. In: LIMA, J. R. T; FIGUEIREDO, M. A. B. (Org.). Extensão rural, desafios de novos tempos: agroecologia e sustentabilidade. Recife: Bagaço, 2006. p.57-81.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In:_________. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, p. 35-44.

MARTINS, E. M. et al. O uso de sistemas agroflorestais diversificados na restauração florestal na Mata Atlântica. Ciência Florestal, v. 29, n. 2, p. 632–648, 30 jun. 2019.

MELO, L. E. L.; C NDIDO, G. A. O uso do método IDEA na avaliação de sustentabilidade da agricultura familiar no município de Ceará-Mirim – RN. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 1-19, 2013.

MORAES, J. L. A.; SCHWAB, P. I. O papel do cooperativismo no fortalecimento da agricultura familiar. Estudos do CEPE, n. 49, p. 67–79, 5 jan. 2019.

NASCIMENTO, F. D. S. et al. Cooperativismo no Agronegócio: Contribuições Gerais. Revista Agronomia Brasileira, v. 6, n. 2022, 2022.

_________________. NOVA MATA (2023). Agrofloresta do Inacinho. Disponível em: https://novamata.org/iniciativa/agrofloresta-do-inacinho/. Acesso em 11 de ago. de 2023.

OLIVEIRA. R. P; BONINE D. P. Sistemas de produção. IN: EFROM. Caio F. S. SOUZA. Paulo V. D. (Org). Citricultura do Rio Grande do Sul: indicações técnicas. Rio Grande do Sul. Seapi, 2018.

OLIVEIRA, R. P.; SCIVITTARO, W. B. Cadeia produtiva de citros do Rio Grande do Sul. Citricultura Atual, Cordeirópolis, v. 100, p. 4-6, 2014.

PALAZZOLO, E.; ARMANDO LAUDICINA, V.; ANTONIETTA GERMANÀ, M. Current and Potential Use of Citrus Essential Oils. Current Organic Chemistry, v. 17, n. 24, p. 3042–3049, 31 dez. 2013.

QUEIROZ, D. T., VALL, J., ALVES E SOUZA, A. M., & VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista Enfermagem. UERJ, v.15, n.2, p.276-283. 2007.

RODRIGUES, M. S. Influência De Diferentes Genótipos E Métodos De Extração Sobre O Rendimento E A Composição Dos Óleos Essenciais De Tangerineiras. Tese de Doutorado em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. (115f.), 2020.

SANTOS, W. M.; FARIA, L. R.; ROCHA, A. F. M.; VALE, L. S. R..; KRAN, C. S. Sistema agroflorestal na agricultura familiar. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg. v20.63772.

SALLES, J. E. Cooperativismo: origens e evolução. Revista de Gestão e Engenharia, Minas Gerais, v. 1, p. 1-7, jan. 2010.

SANTANA, G. R., DA SILVA ANDRADE, H. M. L., & ANDRADE, L. P. Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, 12(1), 55-72, 2023.

SEVERO, L. S.; PEDROZO, E. A. A citricultura orgânica na região do Vale do Caí (RS): racionalidade substantiva ou instrumental? Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 58-81, abr. 2008.

SILVEIRA, P. R. A. Determinantes de desempenho econômico em cooperativas agropecuárias / Dissertação (mestrado profissional MPAGRO) – Fundação Getulio Vargas, Escola de Economia de São Paulo. - 2020.

SCHNEIDER. S. Agricultura familiar e pluriatividade.1999. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Universite Paris. Pós-Graduação em Sociologia. Porto Alegre. 1999.

SCHNEIDER, S. A pluriatividade na agricultura familiar. 2nd ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

SCHULTZ, D. G. Análise Da Sustentabilidade Econômica Em Uma Organização De Agricultores Que Atua Com Produção Orgânica No Sul Do Brasil: O Caso Da Cooperativa De Agricultores Ecológicos Do Vale Do Caí - Ecocitrus. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento), Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2011.

TAVARES, M. F.; THAIS DÁVILA. Sustentabilidade como Agregação de Valor no Agronegócio:o Caso Ecocitrus. 2014.

TIOZO, E.; BERTOLINI, G. R. F. Percepções de cooperados e não cooperados em relação à dimensão social da sustentabilidade de uma cooperativa leiteira da agricultura familiar. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 15, n. 2, p. 159–180, 1 jul. 2021.

Archivos adicionales

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

RIBEIRO, J. P., Bertoldo , J. G. ., Valle , C. D. ., Dorr , A. C. ., & Habitzreiter , M. . (2024). O PAPEL DA COOPERATIVA ECOCITRUS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JUNTO AOS AGRICULTORES FAMILIARES DO VALE DO CAÍ – RS. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 64–81. Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3532

Número

Sección

Dossiê: Meio ambiente na perspectiva agroecológia