Os sentidos das práticas de extensão universitária em um curso do campo de públicas

uma reflexão necessária

Auteurs

  • Matheus Arcelo Fernandes Silva Fundação João Pinheiro
  • Beatrice Correa de Oliveira Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro
  • Carla Bronzo Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro

Mots-clés :

Extensão universitária, Administração Pública, Campo de Públicas

Résumé

O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre os impactos da estruturação dos projetos de extensão na EG/FJP no processo formativo da graduação em Administração Pública. Para alcançar este objetivo, foi realizado um grupo focal com alunos e alunas CSAP, que se soma à observação cotidiana das ações desenvolvidas no âmbito da EG/FJP e sua recepção pelos estudantes. Marcam essas discussões as concepções de extensão adotadas, a forma como o conhecimento é construído no campo da Administração Pública bem como a dicotomia estruturante do debate sobre a extensão universitária, aquele que dissocia teoria e prática, inserindo a extensão no lugar da prática, complementar ao conhecimento adquirido na sala de aula. Verificou-se que de acordo com a natureza das atividades dos projetos e o público com o qual se interage há visões distintas sobre os aprendizados e contribuições das atividades de extensão no processo formativo. De certa forma, as ações que possuem uma contribuição mais instrumental no sentido da percepção direta de sua aplicação, são mais valorizadas, suscitando também o debate acerca da estrutura que hoje se apresenta nas Instituições de Ensino Superior, da prática das extensões servindo de base para o que é ensinado em sala de aula. Observou-se ainda que os projetos de extensão não apenas são marcados pelas trajetórias daqueles que os compõem, mas marcam suas histórias de vida acumulando aprendizados advindos da vivência e da observação. Essas são algumas das necessárias reflexões que serão desenvolvidas ao longo deste trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Amorim, M. (2019). Projeto Percursos: Trajetórias profissionais de egressos do CSAP/EG/FJP. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro.

BAKHTIN, M. (Voloshinov). (2006) Marxismo e filosofia da linguagem. 8. ed. São Paulo: HUCITEC.

Chaves, R. H. S., Ferraz, J. M., & Biondini, B. K. F. (2020). O limiar da produção do conhecimento da Administração Pública acerca do Estado. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 7, n. 1, p. 7- 33.

COSTA, B. L D. De “Mad Max” aos “Diários de Motocicleta” . O CLIU e a formação de administradores públicos na Escola de Governo . In. Conexão local interuniversitária : diálogo de saberes / Ricardo Bresler, Tatiana Lemos Sandim, Fernando Burgos e Veronika Paulics (orgs.). – São Paulo : Programa de Gestão Pública e Cidadania, 2014.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Registros Administrativos da Gerência de Extensão e Relações Institucionais. Belo Horizonte, [2009].

Heron, J. (1996). Cooperative Inquiry: Research into the human condition. London: Sage

Melo, J. F. de. (2014) Extensão popular. 2.ed. – João Pessoa: Editora da UFPB.

Oliveira, K. P. de., & Rodrigues, M. I. A. (2017). Pioneirismo renovação e desafios: experiências do campo de públicas no Brasil (Cap. 10, pp. 169-187). Florianópolis: UDESC.

PIRES, V., SILVA, S. de A. M., FONSECA, S. A., VENDRAMINI, P. & COELHO, F. S. (2014) Dossiê – Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Revista de

Administração Pública e Gestão Social, v. 6, n. 3, 110-126.

PRESTES MOTTA, F.C.; ALCADIPANI, R & BRESLER, R.B. (2001). Valorização do estrangeiro como segregação organizacional. Revista de Administração Contemporânea, ed. especial, p. 59- 79.

SARAIVA, L. A. S. (2009) Mercantilização da cultura e dinâmica simbólica local: a indústria cultural em Itabira, Minas Gerais. 2009. 333 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-01-19

Comment citer

Arcelo Fernandes Silva, M., Correa de Oliveira , B., & Bronzo , C. (2022). Os sentidos das práticas de extensão universitária em um curso do campo de públicas: uma reflexão necessária. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 54–66. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2722

Numéro

Rubrique

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos

Articles similaires

<< < 3 4 5 6 7 8 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.