I BALCÃO DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA

JUSTIÇA SOCIAL E CIDADANIA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA

Auteurs

  • Luciana de Castro Nunes Novaes Universidade Federal de Sergipe
  • Gustavo Santos Silva Junior Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Heverton Luis Barros Reis Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mots-clés :

Participação Social, Educação Jurídica , Ofício, Documentação

Résumé

O I Balcão de Orientação Jurídica objetivou promover a justiça social e noções de cidadania em Santo Antônio de Jesus, Bahia com o interesse principal em sanar dúvidas, definir a especificidade da questão e orientar a sociedade mais ampla quanto a documentação inicial para resolução de problemas apresentados pelo público. O projeto foi implementado no segundo semestre de 2019 e reformulado para execução no ano de 2020 em decorrência da pandemia do Covid_19. As aproximações e distanciamentos entre o universo do Direito e da História são fundamentais para criar um ambiente de reflexões e propor contribuições que reverberam no corpus teórico-metodológicos de pesquisas que envolvem a teoria do direito e o fazer historiográfico. Constituído como projeto de extensão, contou com bolsista de extensão e parceria com núcleo de advogados que disponibilizou atendimento gratuito à comunidade externa e interna do Campus V da UNEB. Por fim, o projeto abordou a condição de cada indivíduo como produto do presente histórico, incluindo as intersecções do mundo contemporâneo, como classe, raça, gênero e geração.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luciana de Castro Nunes Novaes, Universidade Federal de Sergipe

Docente do Departamento de Arqueologia, Universidade Federal de Sergipe. Doutora e Mestre em Arqueologia, Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, Universidade Federal da Bahia

Gustavo Santos Silva Junior, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando em Arqueologia e Patrimônio Cultural, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Advogado. Membro da Comissão de Educação Jurídica OAB/BA.

Heverton Luis Barros Reis, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando em Estudos Étnicos e Africanos, Universidade Federal da Bahia. Especialista em História e Cultura do Brasil, Faculdade dos Vales Gerais. Licenciado em História, Universidade do Estado da Bahia.

Références

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura história da cultura. Obras escolhida, volume I, tradução: Sergio Paulo Rouanet, 2° edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. 257p.

BLOCH, Marc. Apologia da História. Apresentação à edição brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant G. Acesso à justiça. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris, 1988. 168 p.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n.1, p. 217-228, 2012.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Apresentado no XXVI Encontro Nacional FORPROEX, Rio de Janeiro, 2009, 74 p.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004. 197p.

LIPPMANN, Ernesto. Os Direitos fundamentais da Constituição de 1988. São Paulo: Editora LTR, 1999.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução à sociologia da administração da justiça. Revista Critica de Ciências Sociais. nº 21, São Paulo. 1986, p. 11-44.

SILVA, Jeanne. Sob o Jugo/Jogo da Lei: Confronto histórico entre Direito e Justiça. Uberlândia: EDUFU, 2006.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-07-28

Comment citer

Nunes Novaes, L. de C., Silva Junior, G. S., & Barros Reis, H. L. (2022). I BALCÃO DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA: JUSTIÇA SOCIAL E CIDADANIA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 115–121. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2799