OFICINAS TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Mots-clés :
curricularização da extensão, formação de professores, ensino de ciências, oficinas temáticasRésumé
O presente trabalho tem como objetivo identificar que relações os acadêmicos de um curso de Licenciatura em Química construíram com as ações extensionistas desenvolvidas por eles em uma componente curricular, no planejamento e execução de Oficinas Temáticas de Ciências (OTC) para a Educação Básica. A pesquisa foi organizada dentro da abordagem qualitativa para compreender os sentidos das experiências vivenciadas. Houve análise dos relatos escritos por meio da Análise de Conteúdo. Participaram do estudo 36 acadêmicos. Com a análise percebe-se, nos relatos expressos, que as ações desenvolvidas contribuíram para aproximar os futuros professores da docência, fortalecer a relação Universidade-escola; e, contribuir com a relação entre conhecimentos científicos e populares a partir da contextualização das temáticas.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 2015.
CALIPO, D. Projetos de extensão universitária crítica: Uma ação educativa transformadora. Campinas, 2009. Base de dados do Scielo. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000390135> Acesso em: 20 ago.2020.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino?. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 197 p.
JENIZE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. 2004. Disponível em: <https://www.monografias.com/pt/trabalhos-pdf901/as-practicas-curriculares/as-practicas-curricu-lares.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013. 112 p.
MARCONDES, M. E. R. Proposições Metodológicas para o Ensino de Química: Oficinas Temáticas para a Aprendizagem da Ciência e o Desenvolvimento da Cidadania. Em Extensão, Uberlândia, V. 7, 2008. p. 67-78
MAZZILLI, S. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado. Rbpae, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 205-221, ago, 2011.
RODRIGUES, A. L. L.; et al. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais. Aracaju, V. 1, n.16, 2013. p. 141-148.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & ensino, vol. 1, número especial, nov. de 2007.
SCHEIDEMANTEL; S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, I. T. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf Acesso 17 de janeiro de 2022.
SILVA, D. P.; MARCONDES, M. E. R. (org). Oficinas Temáticas no Ensino Público: Formação Continuada de Professores. Material produzido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Química (GEPEQ) do Instituto de Química, da Universidade de São Paulo. São Paulo, Secretaria de Educação: FDE, 2007. 108p.
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Extensão 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.