LABORATÓRIO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:

UMA ALTERNATIVA PARA AULAS REMOTAS

Auteurs

  • Talita Guilherme da Silva UFPB
  • Thiago Vinicius Silva de Medeiros UFPB
  • Max Rocha Quirino UFPB
  • Guilherme Leocárdio Lucena dos Santos UFPB

Mots-clés :

Atividades remotas, Laboratório virtual, Ensino de ciências da natureza

Résumé

As atividades experimentais são práticas indispensáveis no processo de construção do conhecimento das ciências da natureza. A ausência de laboratórios de ciências é uma realidade presente na maioria das escolas, principalmente na rede pública de ensino. A inclusão de ferramentas virtuais na educação tem sido identificada como uma alternativa para ilustrar a teoria e, sobretudo, os aspectos práticos de aulas experimentais. A utilização de laboratórios virtuais tornou-se viável pois, esses instrumentos puderam simular fenômenos químicos, físicos ou biológicos que se aproximaram muito da realidade. Este relato de experiência tem como finalidade apresentar a ação extensionista que foi executada mediante a realização de atividades experimentais utilizando o simulador virtual PhET®, o qual foi desenvolvido pela Universidade do Colorado (Boulder, EUA), disponível de forma gratuita na internet. Encontros remotos foram realizados, através da plataforma google meet, em uma escola pública da rede estadual de ensino da Paraíba, situada no município de Bananeiras, PB. Em consonância com os conteúdos teóricos ministrados pelos professores, simulações experimentais foram aplicadas com os estudantes de modo a complementar a compreensão dos fenômenos estudados. A aplicação do simulador PhET® possibilitou aos alunos visualizarem atividades experimentais que contribuiu significativamente para compreensão dos conteúdos e consequentemente para o aprendizado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Talita Guilherme da Silva, UFPB

Graduanda em Agroindústria pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Thiago Vinicius Silva de Medeiros , UFPB

Graduando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Max Rocha Quirino, UFPB

Professor/Doutor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Guilherme Leocárdio Lucena dos Santos, UFPB

Doutor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Références

AMARAL, E. M. H.; ÁVILA, B.; ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. Laboratório virtual de aprendizagem: uma proposta taxonômica. Renote, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/24821. Acesso em: 22 mai. 2022.

BORCEA, L.; GORGHIU, L. M.; GORGHIU, G.; ALEXANDRESCU, T. Virtual Experiments for Supporting Chemistry Lessons and Demonstrations. Bulletin UASMV Horticulture, v. 65, n. 2, p. 662, 2008. Disponível em: https://journals.usamvcluj.ro/index.php/horticulture/article/viewFile/617/636. Acesso em: 13 mai. 2022.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.3, p. 291-313, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/6099. Acesso em: 28 ago. 2023

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/dados-do-censo-escolar--noventa-e-cinco-por-cento-das-escolas-de-ensino-medio-tem-acesso-a-internet-mas-apenas-44-tem-laboratorio-de-ciencias. Acesso em 12 abr. 2023.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 27-37, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 13 mai. 2022.

FEITOSA, M. C.; MOURA, P. S.; RAMOS, M. S. F.; LAVOR, O. P. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores? In: V Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2020), Evento Online. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. Disponível em: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383. Acesso em: 25 out. 2020.

FIGUEIREDO, H.; BRASIL, P. Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 75-103, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4476. Acesso em: 12 abr. 2023.

FOLMER, V.; BARBOSA, N. B. V.; SOARES, F. A.; ROCHA, J. B. T. Experimental activities based on ill-structured problems improve Brazilian school student’s understanding of the nature of scientific knowledge. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 232-254, 2009. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART13_Vol8_N1.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

GOMES, C. P. R.; PENHA, P. X. Mapeando as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estudos na Revista Cefac. Revista Educação Pública, v. 21, n 11, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/mapeando-as-principais-dificuldades-de-aprendizagem-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-estudos-na-irevista-cefaci. Acesso em: 30 ago 2023.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade – O caso do ensino de ciências. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023.

LABURÚ, C. A.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciências & Educação, v.9, n.2, p. 247-270, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PSPp8GDNBD4XwVWnZx3MPqz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023.

LEWIN, A. M. F.; LOMASCÓLO, T. M. M. La metodologia científica em la construcción de conocimientos. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 20, n. 2, p. 147-154, 1998. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v20_147.pdf. Acesso em 30 ago. 2023.

LIMA, M. F.; ARAÚJO, J. F. S. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias- e-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de ensino-aprendizagem. Acesso em: 30 ago. 2023.

LUCENA, G. L.; SANTOS. V. D.; SILVA, A. G. Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 2, p. 27-36, 2013. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/1427. Acesso em: 22 mai. 2022.

PASCOIN, A. F.; CARVALHO, J. W. P. Representações Quantitativas em Laboratórios Virtuais para o Ensino de Química. Ensino, v.22, n.2, p.152-159, 2021. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/7569. Acesso em: 10 mai. 2022.

SANTOS, A. C.; SOUSA, B. J.; CANTO, J. Z.; SILVA, J. B. Ensino de ciências baseado em investigação: uma proposta didática inovadora para o uso de laboratórios on-line em AVEA. Revista UNIVAP, v. 24, n. 44, p. 54-68, 2018. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874. Acesso em: 14 mai. 2022.

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 3-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175/0. Acesso em: 11 abr. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VERAS, D. C.; MOURA, M. R. S.; SAMPAIO, M. S.; COLE, T. S. S. Uso de laboratório virtual e pensamento computacional como estratégia pedagógica auxiliar no ensino de química. Conjecturas, v. 22, n. 14, p. 742-755, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1839. Acesso em: 12 abr. 2023.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-11-28

Comment citer

Guilherme da Silva, T., Vinicius Silva de Medeiros , T., Rocha Quirino, M., & Leocárdio Lucena dos Santos, G. (2023). LABORATÓRIO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: : UMA ALTERNATIVA PARA AULAS REMOTAS. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 82–90. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3315

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.