A Leitura Científica na Formação do Profissional da Área da Administração

Experiências do Projeto "Diálogo Científico"

Auteurs

  • Júlio Cesar da Silva Centro Universitário de Valença
  • Fabiana Silva e Silva Centro Universitário de Valença

Mots-clés :

Artigo científico, Debate científico, Ensino superior, Extensão

Résumé

A leitura científica, durante a graduação, é importante para os estudantes, pois contribui para despertar o raciocínio crítico, a indagação, a práxis baseada no método científico e o interesse pela pesquisa e extensão. Entretanto, mesmo em face destes benefícios, esta é uma prática negligenciada por muitos alunos que iniciam a graduação, o que reforça a importância das instituições de ensino superior e dos docentes na tarefa de introduzir e disseminar o hábito da leitura científica entre estudantes de todas as áreas do conhecimento. O Projeto de Extensão “Diálogo Científico” tem como objetivo desenvolver a tríade leitura-interpretação-debate de artigos científicos entre acadêmicos da área administrativa. As ações do projeto são desenvolvidas de forma virtual, o que permite incluir alunos dos cursos presenciais e a distância. A partir dos resultados observados, verifica-se que o projeto desperta nos participantes a competência da leitura científica e colabora para a construção de uma educação superior de qualidade. Diante disso, recomenda-se que o projeto seja replicado em outras instituições, em diferentes cursos, de modo a oportunizar, orientar e ampliar a leitura científica no espaço acadêmico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BERTOLUCI, K. N. Letramento acadêmico: leitura(s) de um curso de pedagogia. Revista ao Pé da Letra, v. 11, n. 2, p. 105-124, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/231734. Acesso em: 20 abr. 2023.

BONA, A. S.; DAMINELLI, E.; OLIVEIRA, H. L. Aprendendo a ler artigo científico. Revista Trajetória Multicursos, v. 5, n. 6, p. 20-35, jul. 2012. Disponível em: http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/trajetoria. Acesso em: 20 abr. 2023.

BROFMAN, P. R. A importância das publicações científicas. Revista Cogitare Enfermagem, v. 17, n. 3, p. 419-421, 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29281 Acesso em: 21 abr. 2023.

CARDOZO, G. C.; PELOZO, R. C. B. A importância da leitura na formação do indivíduo. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 5, n. 9, p. 1-7, 2007. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/ AQ6vg7YDn3E0_2013-7-10-17-43-36.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em: 24 abr. 2023.

OLIVEIRA, S. G. et al. Curso de Extensão de Leitura Crítica de Artigos Científicos: relato de experiência. Experiência: Revista Científica de Extensão, v. 1, n. 1, p. 68-82, jan./jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/ view/17967. Acesso em: 21 abr. 2023.

RODRIGUES, A. J. Metodologia Científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.

TENOPIR, C.; KING, D. W. A importância dos periódicos para o trabalho científico. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 25, n. 1, 2001. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/70824. Acesso em: 21 abr. 2023.

VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transformação, v. 20, n. 2, p. 159-169, ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

VIEIRA, S.; HOSSNE, W. S. Como ler um artigo científico. Pesquisa Odontológica Brasileira, v. 15, n. 2, jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pob/a/ Tbpw4NSXnbxHddr7s8VP4rg/?lang=pt#. Acesso em: 24 abr. 2023.

YAMAGUCHI, K. K. L.; FURTADO, M. A. S. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Revista Educação Online, v. 13, n. 28, p. 108-125, maio/ago. 2018. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/445. Acesso em: 21 abr. 2023.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-11-28

Comment citer

da Silva, J. C., & e Silva, F. S. . (2023). A Leitura Científica na Formação do Profissional da Área da Administração : Experiências do Projeto "Diálogo Científico" . Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 128–134. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3363

Articles similaires

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.