APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO DE EXTENSÃO MINISTRADO POR ALUNOS DE LETRAS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DURANTE O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Auteurs

  • Lucas Gabriel Lopes Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Michelle Joyce Santos Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Rui Sousa Queiroz Filho Universidade Federal do Piauí
  • Weslley da Silva Nunes Universidade Federal do Piauí

Mots-clés :

Ensino de inglês, Metodologias de ensino, Formação profissional

Résumé

Este artigo relata a experiência de um minicurso de extensão em inglês básico ministrado por quatro alunos de graduação do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Piauí, como parte da disciplina de Estágio Obrigatório IV. O minicurso é importante para a comunidade acadêmica e geral, pois proporciona oportunidades de aprendizado em caráter básico na língua inglesa, cujo idioma é amplamente utilizado no contexto social e acadêmico. O minicurso foi ofertado durante os meses de janeiro a março de 2023 para estudantes universitários e membros da comunidade em geral. Os resultados dessa experiência reforçam a importância da prática docente durante a graduação para o desenvolvimento da reflexão crítica sobre a aplicação de diferentes metodologias de ensino e seu impacto nos alunos. A utilização de múltiplas metodologias se mostrou eficaz na promoção da motivação dos alunos, contudo os resultados obtidos podem depender da abordagem adotada pelo professor. Deste modo, é essencial que os educadores avaliem cuidadosamente quais metodologias são mais apropriadas para cada contexto específico. Conclui-se que o curso de extensão como parte do estágio obrigatório contribuiu para a formação de um profissional consciente e reflexivo, capaz de adaptar sua prática e desenvolver habilidades essenciais para a carreira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm . Acesso em 15 de março de 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2019.

LEFFA, V. J. Metodologia de ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211 - 236.

LOZANOV, G. Sugestologia: Novos caminhos para a aprendizagem e o desenvolvimento. São Paulo: Cultrix, 1978.

PRABHU, N. S. There is no Best Method – Why? TESOL Quarterly, v. 24, n. 2, p. 161-176, jun. 1990.

RICHARDS, J. C. Communicative Language Teaching Today. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. Tradução de Claudia Schilling. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 392 p.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-11-28

Comment citer

Lopes Pereira, L. G., Santos Oliveira, M. J., Sousa Queiroz Filho, R., & da Silva Nunes, W. (2023). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO DE EXTENSÃO MINISTRADO POR ALUNOS DE LETRAS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DURANTE O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 24(1), 150–155. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3377

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.