PRÁTICA E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Adriana Santos Tabosa Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

curricularização da extensão, Filosofia, Livro Didático, Prática Docente

Resumo

Este relato de experiência é sobre uma atividade de pesquisa realizada com estudantes matriculados em uma disciplina intitulada, “Prática de Filosofia Política”, que integra o grupo “Macro Componentes de Práticas de Ensino”, do nosso curso. Este é o grupo dos componentes prático-extensionistas. A pesquisa consistiu em uma análise comparativa entre o conteúdo estudado na ementa da disciplina, e os conteúdos sobre “Filosofia Política” trabalhados em alguns livros didáticos de filosofia indicados pelo PNLD 2021–2024, que foram escolhidos pelos discentes. Essa análise comparativa foi realizada nos dias das aulas da disciplina, que ocorriam semanalmente. Dos livros didáticos analisados, alguns atenderam parcial ou satisfatoriamente à maioria das questões solicitadas. Não obstante, alguns atenderam apenas parcialmente às questões solicitadas. Apesar de todos os autores e temas estudados no curso serem mencionados nos livros, nem sempre os temas são apresentados claramente e, ao mesmo tempo, incentivam a reflexão crítica. Assim como, nem sempre utilizam citações das obras dos filósofos estudados. O objetivo da nossa investigação foi verificar se há uma articulação entre o que é estudado pela disciplina e o que é estudado nos livros didáticos analisados. Se os temas e/ou autores estudados são mencionados, ou conforme abordados nos livros didáticos.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Santos Tabosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica – SEB. GUIA DIGITAL: EQUIPE PNLD 2021 - OBJETO 3 - OBRAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. FILOSOFIA. Disponível em: < https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2021_formacao_continuada_pnld_2021_obj3_filosofia.pdf>. Acesso em: 25 jul 2023.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2022-pdf/238401-nota-de-esclarecimento-sobre-a-resolucao-cnecp-n-2-2019/file>. Acesso em: 15 jul 2023.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 14 jul 2023.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18DE DEZEMBRO DE 2018. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf>. Acesso em: 16 jul 2023.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf>. Acesso m 14 jul 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 22/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em 10 jun 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2013. Disponível em:<<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf>>. Acesso em: 10 jun. 2023.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA>. Acesso em 11 de jul de 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Base Legal. Brasília, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em 03 mar. 2023.

BRASIL. Parecer 015/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica, Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Par1598.pdf Acesso em: 04 mar. 2023.

CARVALHO, Lena Costa. Livros didáticos do Novo Ensino Médio: o choque do PNLD 2021. SENTENTIA. Fevereiro/2021. Disponível em: <https://sententia.com.br/lenacostacarvalho/2021/livros-didaticos-novo-ensino-medio-pnld/>. Acesso em: 12 jul de 2023.

FOLSCHEID, Dominique e WUNENBURGER, Jean-Jaques. Metodologia Filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Filosofia – PPC - Lic/UEFS. Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana: UEFS/Pró-reitoria de Ensino de Graduação, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

25.10.2024

Como Citar

Santos Tabosa, A. (2024). PRÁTICA E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 199–208. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3473

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.