Imprimindo uma Ideia:

Case de Sucesso do IEEE IAS

Autores

  • Ítalo Ferreira da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lucas de Souza Bacelar Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Jilvani Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maurício Chagas de Menezes Júnior Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Drª. Cristiane Agra Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Cultura Maker, Ensino Remoto, Impressão 3D

Resumo

Devido ao fechamento de todas as escolas por conta da pandemia, cerca de 18 milhões de estudantes do ensino médio e fundamental, ficaram sem aulas presenciais. Dentre esses números, encontram-se estudantes da rede pública de ensino que além das circunstâncias atuais, historicamente, ainda carregam as dificuldades sociais, culturais e tecnológicas para conseguirem estudar. Diante disso, o presente relato de experiência tem como intuito apresentar um estudo de caso de natureza descritiva, desenvolvido em parceria com uma escola da rede privada de ensino, com estudantes do ensino fundamental, a teoria e fabricação de impressoras 3D. Ajudando assim, a estimular o raciocínio lógico e a criatividade ao estudarem os fundamentos da Indústria 4.0, focando na manufatura aditiva de maneira didática e inovadora,. Dentre os principais resultados tiveram a gravação de 3 vídeos sobre a Indústria 4.0, manufatura aditiva e subtrativa, e o funcionamento de máquinas de impressão 3D, junto com o material de apoio, atividades de fixação e instruções de como as escolas parceiras deveriam aplicar o conteúdo disponibilizado. Foi possível agregar conhecimento aos estudantes e estimular estudos na área de exatas, mostrando que a tecnologia não precisa estar atrelada a conceitos extremamente complicados de serem entendidos e aplicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Eucidio. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educa-ção brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede. 2020; 7 (1): 257-75.

BITKOM, V.; VDMA, V.; ZVEI, V. Implementation strategy industrie 4.0. Berlin, Germany, 2016.

BLIKSTEIN, Paulo. Maker movement in education: History and prospects. Handbook of Educa-tion. Springer International Publishing, 2017.

CARVALHO, L. A. et al. Formação de professores: implementação de práticas inovadoras em sala de aula. Pleiade, 12(25): 64-78, Edição Especial VI CIEdu, dezembro, 2018.

CARVALHO, Luiza. et al. Formação de professores: implementação de práticas inovadoras em sala de aula. Pleiade, 12(25): 64-78, Edição Especial VI CIEdu, dezembro, 2018.

REIGELUTH, Charles; BEATTY, Brian; MYERS, Rodney. Instructional-design theories and models. The Learner-Centered Paradigm of Education. Routledge, 2016.

REIS, Rafaela; LEITE, Bruno; LEÃO, Marcelo. Apropriação das tecnologias da informação e comu-nicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007- 2016). Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 15 nº 2, 2017.

RODRIGUES, Vinícius et al. Manufatura aditiva: estado da arte e framework de aplicações. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, v. 12, n. 3, p. 1, 2017.

SILVEIRA, Fábio. Design & Educação: novas abordagens. p. 131. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A revolução do design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016.

WILDER-SMITH, A; FREEDMAN, D. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med 2020; 27:2.

World Health Organization (WHO). WHO director-general's statement on IHR emergency committee on novel coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO; 2020. (cited 2020 Apr 16). Dispo-nível em: https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the--international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel--coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 03 julho 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

19.01.2022

Como Citar

Ferreira da Silva, Ítalo, de Souza Bacelar, L., Santos, M. J., Chagas de Menezes Júnior, M., & Agra Pimentel, D. C. . (2022). Imprimindo uma Ideia: : Case de Sucesso do IEEE IAS. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 141–145. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2506

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.