Os sentidos das práticas de extensão universitária em um curso do campo de públicas

uma reflexão necessária

Autores

  • Matheus Arcelo Fernandes Silva Fundação João Pinheiro
  • Beatrice Correa de Oliveira Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro
  • Carla Bronzo Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro

Palavras-chave:

Extensão universitária, Administração Pública, Campo de Públicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre os impactos da estruturação dos projetos de extensão na EG/FJP no processo formativo da graduação em Administração Pública. Para alcançar este objetivo, foi realizado um grupo focal com alunos e alunas CSAP, que se soma à observação cotidiana das ações desenvolvidas no âmbito da EG/FJP e sua recepção pelos estudantes. Marcam essas discussões as concepções de extensão adotadas, a forma como o conhecimento é construído no campo da Administração Pública bem como a dicotomia estruturante do debate sobre a extensão universitária, aquele que dissocia teoria e prática, inserindo a extensão no lugar da prática, complementar ao conhecimento adquirido na sala de aula. Verificou-se que de acordo com a natureza das atividades dos projetos e o público com o qual se interage há visões distintas sobre os aprendizados e contribuições das atividades de extensão no processo formativo. De certa forma, as ações que possuem uma contribuição mais instrumental no sentido da percepção direta de sua aplicação, são mais valorizadas, suscitando também o debate acerca da estrutura que hoje se apresenta nas Instituições de Ensino Superior, da prática das extensões servindo de base para o que é ensinado em sala de aula. Observou-se ainda que os projetos de extensão não apenas são marcados pelas trajetórias daqueles que os compõem, mas marcam suas histórias de vida acumulando aprendizados advindos da vivência e da observação. Essas são algumas das necessárias reflexões que serão desenvolvidas ao longo deste trabalho.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

19.01.2022

Como Citar

Arcelo Fernandes Silva, M., Correa de Oliveira , B., & Bronzo , C. (2022). Os sentidos das práticas de extensão universitária em um curso do campo de públicas: uma reflexão necessária. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 54–66. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2722

Edição

Seção

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos

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