PRÁTICA E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Adriana Santos Tabosa Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

curricularização da extensão, Filosofia, Livro Didático, Prática Docente

Resumo

Este relato de experiência é sobre uma atividade de pesquisa realizada com estudantes matriculados em uma disciplina intitulada, “Prática de Filosofia Política”, que integra o grupo “Macro Componentes de Práticas de Ensino”, do nosso curso. Este é o grupo dos componentes prático-extensionistas. A pesquisa consistiu em uma análise comparativa entre o conteúdo estudado na ementa da disciplina, e os conteúdos sobre “Filosofia Política” trabalhados em alguns livros didáticos de filosofia indicados pelo PNLD 2021–2024, que foram escolhidos pelos discentes. Essa análise comparativa foi realizada nos dias das aulas da disciplina, que ocorriam semanalmente. Dos livros didáticos analisados, alguns atenderam parcial ou satisfatoriamente à maioria das questões solicitadas. Não obstante, alguns atenderam apenas parcialmente às questões solicitadas. Apesar de todos os autores e temas estudados no curso serem mencionados nos livros, nem sempre os temas são apresentados claramente e, ao mesmo tempo, incentivam a reflexão crítica. Assim como, nem sempre utilizam citações das obras dos filósofos estudados. O objetivo da nossa investigação foi verificar se há uma articulação entre o que é estudado pela disciplina e o que é estudado nos livros didáticos analisados. Se os temas e/ou autores estudados são mencionados, ou conforme abordados nos livros didáticos.



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Biografia do Autor

Adriana Santos Tabosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

25.10.2024

Como Citar

Santos Tabosa, A. (2024). PRÁTICA E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 199–208. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3473

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