os DIACRÍTICOS DE JOÃO DE BARROS

:PRECEITOS, USOS E ENSINO DA HISTÓRIA DA LÍNGUA

Autores/as

  • Jane Keli Almeida da Silva UFBA
  • Risonete Batista de Souza UFBA

Palabras clave:

Ásia de João de Barros., Linguística Histórica. , BNCC. , Diacríticos. Ensino do português.

Resumen

Objetiva-se, neste trabalho, inventariar e discutir os diacríticos empregados por João de Barros sobre e sob as vogais, utilizando como recorte de estudo o livro inicial da Primeira Década da Ásia (1552), que é formado por dezoito fólios retos e versos. Busca-se, com isso, depreender a regra e o uso de aplicação para, posteriormente, realizar uma discussão necessária acerca do ensino da história do português, ancorada nas BNCCs – Bases Nacionais Comuns Curriculares (2017) e na Linguística Histórica, em sentido stricto sensu. Como resultado prático, apresentam-se uma análise linguística dos diacríticos empregados e um Plano de Unidade, voltado às séries finais do ensino fundamental, cujo assunto principal é a mudança linguística.

Palavras chave: Primeira Década da Ásia, Linguística Histórica, BNCCs, diacríticos, ensino do português.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jane Keli Almeida da Silva, UFBA

Licenciada em Letras Vernáculas, em 2014, pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Língua e Cultura, em 2017, pela mesma Universidade, com concentração na área da Linguística Histórica. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da mesma universidade, com a tese intitulada As Décadas da Ásia de João de Barros: Edição e Estudo Linguístico. Desenvolve pesquisas voltadas à área da constituição histórica do português, sobretudo, nos campos da linguística histórica, da lexicografia histórica e variacional e edição de textos do período arcaico do português. Integra o grupo de pesquisa Nêmesis (UFBA) que objetiva o estudo do léxico e da história da língua portuguesa em perspectiva histórica. Faz parte, também, como pesquisadora colaboradora, do Grupo de Pesquisa O léxico da língua portuguesa no alvorecer do português moderno: o testemunho da documentação pedagógica do século XVI (UFRB), coordenado pela prof. Drª. Lisana Rodrigues Trindade Sampaio.

Risonete Batista de Souza, UFBA

Possui graduação em Letras Habilitação Português/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (1991), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, da área de Filologia e Linguística Românica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia Românica e em Literatura Medieval, atua no ensino, pesquisa e orientação nas seguintes áreas: Edição e estudo de textos manuscritos, Prosa Medieval, Retórica, Lírica Trovadoresca, Literatura Medieval Galego-Portuguesa, Literatura medieval românica, Galego-Português e Estudos do Léxico. É membro do Grupo de Pesquisa Nova Studia Philologica.

Citas

AMORIM, Fabrício. S. Variação diacrônica e ensino. Tabuleiro de letras, v. 12, p. 51, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5566/3500> . Acesso em 18. jul.2020.

BARROS, João de. Asia de Joam de Barros dos fectos que os portugueses fizeram no descobrimento e conquista dos mares e terras do Oriente. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1552.

_____. Gramática da língua portuguesa, de João de Barros Lisboa: Faculdade de Letras de Lisboa, 1971, p. 11.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. 2017, pp. 81, 516.

BRINGHURST, Robert. The elements of typographic style. Library of congress Cataloguing, 2004, p. 178.

BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. Historiografia da língua portuguesa. Lisboa: Sá da Costa,1984.

CAETANO, Veloso. Língua. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/lingua.html>. Acesso: 30 jun. 2020.

CAMARA JÚNIOR, J. Mattoso. Dicionário de Linguística e gramática. Petrópolis. Editora Vozes, 1977, pp. 94-95.

CLIFF, Nigel. Guerra santa: como as viagens de Vasco da Gama transformaram o mundo. Tradução: Renato Rezende. São Paulo: Globo, 2012.

GUGGENBERGER, Rainer; MARTINS, Pedro Ribeiro. Manual do curso Introdução ao Grego para Catalogação de Obras Raras. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2019.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 63.

MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. A pontuação em João de Barros: preceitos e usos. In: MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes; MATTOS e SILVA, Rosa Virgínia (Org.). O Português Quinhentista: Estudos Linguísticos. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 364.

MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. História da língua e formação do professor de português. In: MENDES, Edleise; CASTRO, Maria Lúcia (orgs). Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas: Pontes, 2008.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no Ensino de Português. Salvador: EDUFBA, 1995.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O Português arcaico: fonologia, morfologia e sintaxe. São Paulo: Contexto, 2006.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1973.

SILVA, Jane Keli Almeida da; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. Vocabulário gramatical quinhentista: para uma análise contrastiva da metalinguagem em Fernão de Oliveira e João de Barros. 2017. 2v. 204f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras da universidade Federal da Bahia, Salvador, p. 83.

SILVA, Jane Keli Almeida da; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes; SOUZA; Risonete Batista. As Décadas da Ásia de João de Barros: Edição e Estudo Linguístico. 2021 (no prelo), 600 f. Tese de Doutorado – Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Salvador, f. 3v, 4v, 6r, 6v, 8r, 9r,10r,11r, 16v.

TARALLO, Fernando. Tempos Linguísticos: itinerário histórico da língua portuguesa. São Paulo: Editora Universitária, 1990, p. 94.

TORRES, Amadeu; ASSUNÇÃO, Carlos. Gramática da Linguagem portuguesa (1536) Fernão de Oliveira: Edição Crítica, Semidiplomática e Anastática. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 2000. pp. 173, 177, 192.

Publicado

2021-08-23