os DIACRÍTICOS DE JOÃO DE BARROS

:PRECEITOS, USOS E ENSINO DA HISTÓRIA DA LÍNGUA

Auteurs

  • Jane Keli Almeida da Silva UFBA
  • Risonete Batista de Souza UFBA

Mots-clés :

Ásia de João de Barros., Linguística Histórica. , BNCC. , Diacríticos. Ensino do português.

Résumé

Objetiva-se, neste trabalho, inventariar e discutir os diacríticos empregados por João de Barros sobre e sob as vogais, utilizando como recorte de estudo o livro inicial da Primeira Década da Ásia (1552), que é formado por dezoito fólios retos e versos. Busca-se, com isso, depreender a regra e o uso de aplicação para, posteriormente, realizar uma discussão necessária acerca do ensino da história do português, ancorada nas BNCCs – Bases Nacionais Comuns Curriculares (2017) e na Linguística Histórica, em sentido stricto sensu. Como resultado prático, apresentam-se uma análise linguística dos diacríticos empregados e um Plano de Unidade, voltado às séries finais do ensino fundamental, cujo assunto principal é a mudança linguística.

Palavras chave: Primeira Década da Ásia, Linguística Histórica, BNCCs, diacríticos, ensino do português.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jane Keli Almeida da Silva, UFBA

Licenciada em Letras Vernáculas, em 2014, pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Língua e Cultura, em 2017, pela mesma Universidade, com concentração na área da Linguística Histórica. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da mesma universidade, com a tese intitulada As Décadas da Ásia de João de Barros: Edição e Estudo Linguístico. Desenvolve pesquisas voltadas à área da constituição histórica do português, sobretudo, nos campos da linguística histórica, da lexicografia histórica e variacional e edição de textos do período arcaico do português. Integra o grupo de pesquisa Nêmesis (UFBA) que objetiva o estudo do léxico e da história da língua portuguesa em perspectiva histórica. Faz parte, também, como pesquisadora colaboradora, do Grupo de Pesquisa O léxico da língua portuguesa no alvorecer do português moderno: o testemunho da documentação pedagógica do século XVI (UFRB), coordenado pela prof. Drª. Lisana Rodrigues Trindade Sampaio.

Risonete Batista de Souza, UFBA

Possui graduação em Letras Habilitação Português/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (1991), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, da área de Filologia e Linguística Românica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia Românica e em Literatura Medieval, atua no ensino, pesquisa e orientação nas seguintes áreas: Edição e estudo de textos manuscritos, Prosa Medieval, Retórica, Lírica Trovadoresca, Literatura Medieval Galego-Portuguesa, Literatura medieval românica, Galego-Português e Estudos do Léxico. É membro do Grupo de Pesquisa Nova Studia Philologica.

Références

AMORIM, Fabrício. S. Variação diacrônica e ensino. Tabuleiro de letras, v. 12, p. 51, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5566/3500> . Acesso em 18. jul.2020.

BARROS, João de. Asia de Joam de Barros dos fectos que os portugueses fizeram no descobrimento e conquista dos mares e terras do Oriente. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1552.

_____. Gramática da língua portuguesa, de João de Barros Lisboa: Faculdade de Letras de Lisboa, 1971, p. 11.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. 2017, pp. 81, 516.

BRINGHURST, Robert. The elements of typographic style. Library of congress Cataloguing, 2004, p. 178.

BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. Historiografia da língua portuguesa. Lisboa: Sá da Costa,1984.

CAETANO, Veloso. Língua. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/lingua.html>. Acesso: 30 jun. 2020.

CAMARA JÚNIOR, J. Mattoso. Dicionário de Linguística e gramática. Petrópolis. Editora Vozes, 1977, pp. 94-95.

CLIFF, Nigel. Guerra santa: como as viagens de Vasco da Gama transformaram o mundo. Tradução: Renato Rezende. São Paulo: Globo, 2012.

GUGGENBERGER, Rainer; MARTINS, Pedro Ribeiro. Manual do curso Introdução ao Grego para Catalogação de Obras Raras. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2019.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 63.

MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. A pontuação em João de Barros: preceitos e usos. In: MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes; MATTOS e SILVA, Rosa Virgínia (Org.). O Português Quinhentista: Estudos Linguísticos. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 364.

MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. História da língua e formação do professor de português. In: MENDES, Edleise; CASTRO, Maria Lúcia (orgs). Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas: Pontes, 2008.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no Ensino de Português. Salvador: EDUFBA, 1995.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O Português arcaico: fonologia, morfologia e sintaxe. São Paulo: Contexto, 2006.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1973.

SILVA, Jane Keli Almeida da; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. Vocabulário gramatical quinhentista: para uma análise contrastiva da metalinguagem em Fernão de Oliveira e João de Barros. 2017. 2v. 204f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras da universidade Federal da Bahia, Salvador, p. 83.

SILVA, Jane Keli Almeida da; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes; SOUZA; Risonete Batista. As Décadas da Ásia de João de Barros: Edição e Estudo Linguístico. 2021 (no prelo), 600 f. Tese de Doutorado – Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Salvador, f. 3v, 4v, 6r, 6v, 8r, 9r,10r,11r, 16v.

TARALLO, Fernando. Tempos Linguísticos: itinerário histórico da língua portuguesa. São Paulo: Editora Universitária, 1990, p. 94.

TORRES, Amadeu; ASSUNÇÃO, Carlos. Gramática da Linguagem portuguesa (1536) Fernão de Oliveira: Edição Crítica, Semidiplomática e Anastática. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 2000. pp. 173, 177, 192.

Téléchargements

Publiée

2021-08-23