Depedência Química: Problema Biológico, Psicológico ou Social?
Palavras-chave:
Dependência Química, Problema Biológico, Problema Psicológico ou SocialResumo
Esta pesquisa tem como objetivo problematizar sobre o consumo de substâncias psicoativas é uma característica comum a populações da maioria dos países, inclusive a do Brasil, sendo o tabaco e o álcool as mais utilizadas. Muitas variáveis (ambientais, biológicas, psicológicas e sociais) atuam simultaneamente para influenciar a tendência de qualquer pessoa vir a usar drogas e isto se deve à interação entre o agente (a droga), o sujeito (o indivíduo e a sociedade) e o meio (os contextos socioeconômico e cultural). Embora o principal objetivo de sua utilização fosse o alívio da dor ou servisse como parte da realização cultural. De forma geral, encontram-se nessa obra argumentos consistentes para fundamentar as questões das drogas e talvez por isso se torne referência para os interessados no estudo deste fenômeno. O paradoxo da droga é que ele ao mesmo tempo traz alívio alegria diversão, poder, sedução, produz dor, sofrimento, desagregação, escraviza e mata.
Downloads
Referências
ADIALA, J. C. O problema da maconha no Brasil. Rio de Janeiro: IUERJ, 1986.
ANDRADE, T. M. "A pessoa do usuário de drogas intravenosas" in: MESQUITA, F. e BASTOS, F. I. (org.). Drogas e AIDS: estratégias de redução de danos. São Paulo: Hucitec, 1994.
BUCHER, R. Drogas: o que é preciso saber para prevenir. São Paulo: FUSSESP, 1992. Disponível em: <http://www.grupoainternacao.com.br/tratamento-dependencia-quimica.php>. Acesso: 17 de setembro de 2013.
CONTE. M. Psicanálise e redução de danos: articulações possíveis. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 2004; (25):23-33.
MÓL, S. G. Química geral. São Paulo. 1ª ed. 2008.
MATSUNAGA, T. R. Química. São Paulo. 1ª ed. 2008.
SILVA, S. G. Química geral. São Paulo. 1ª ed. 2008.
SANTOS, P. L. W. Química e sociedade. São Paulo. 1ª ed. 2009. Disponível em: <http://www.neurociencias.org.br/Display.php?Area=Textos>. Acessado em 23 de setembro de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.