Escola como Mercadoria do Capital: Emancipação Política para Libertação

Autores

Palavras-chave:

Emancipação, Consciência, Política

Resumo

O presente artigo objetiva discutir possíveis contribuições para a emancipação política dos trabalhadores, defendendo a possibilidade e a importância da emancipação política por meio do ensino escolar. Tendo em vista que a educação escolar tem o papel, desde sua origem histórica, de proporcionar a inserção social dos alunos nas mais diversas esferas da sociedade, propiciando aos alunos o conhecimento da cultura e das relações sociais em que estão inseridos, entendemos que a educação escolar tem que ser voltada para o desenvolvimento de uma formação que tenha na cidadania e na emancipação os meios para que haja a inserção dos alunos nos processos sociais. O texto discute como a educação foi incorporada à lógica do capital e transformada em mercadoria para seu desenvolvimento e defende a importância da emancipação política da população através do sistema escolar público.

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Referências

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Souza, E. F. de, & Carvalho, C. (2024). Escola como Mercadoria do Capital: Emancipação Política para Libertação. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5060

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