SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTÂNCIAS ENTRE BASES NORMATIVAS DEINSTITUCIONALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar, Política Nacional de AlimentaçãoResumo
Numa versão idealizada, consolidando princípios a Segurança Nutricional e Alimentar, seria considerada como condição em que todas as pessoas em todos os lugares, teriam garantido acesso a alimento de qualidade, em quantidade o suficiente para atender as necessidades biológicas do individuo. A SAN traz com ela algumas Políticas intersetoriais, podendo citar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem o propósito de garantir a qualidade dos alimentos para consumo no país, além de promover práticas saudáveis. Objetiva-se analisar o discurso – aproximações e distanciamentos - da Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito de dois programas setoriais de alimentação e nutrição. Utilizou-se do método de análise documental, e explorou a base normativa do programa e políticas de referência para o estudo. Apesar dessas políticas terem tido um crescimento, e sofrido transformações para sua melhorias, pode-se observar que ainda há necessidade de dar continuidade a esse processo. Observou-se que a maioria dos documentos avaliados, trazem consigo trechos onde afirmam que as políticas intersetoriais estão inseridas no contexto da SAN.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Daniela Lima de. (2010)Discente da Unifor: Alimentação adequada como direito fundamental: desafios para garantir a efetivação. 2010. Artigo submetido ao II Concurso de artigos jurídicos.
BARDIN, L. (1979)Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70,. 229 p.
MARCONE, M. A.; LAKATOS, E.M. (2009.) Fundamentos da Metodologia Cientifica. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, P. 185.
BELIK, Walter. (2013) Perspectivas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 12, p. 2-20.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(2012). Programa Nacional de Alimentação Escolar. Brasília/DF, 2012.
_____. Departamento de atenção básica.(2012). Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília/DF,
_______ Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição(2010). Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional. Brasília, DF, Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/sisvan.php.
BRASÍLIA, Tribunal de Contas da União. (2010).Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 5ª ed. Brasília
BURLANDY, Luciene. (2009 ). A construção da política de segurança alimentar e nutricional no Brasil: estratégias e desafios para a promoção da intersetorialidade no âmbito federal de governo. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 14, n.3.
BURLANDY, Luciene.( 2008). Segurança alimentar e nutricional e saúde pública. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(7):1464-1465, . Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n7/01.pdf>.
CHAVES, et al. (2009.)Políticas de alimentação e nutrição: Brasil e Portugal. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, Porto, v. 16, n. 1, p. 3-1.
CONSEA - CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. (2004). II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A construção da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Relatório final. Olinda, PE: Consea,
CUSTÓDIO, Marta Battaglia et al. (2011). Segurança Alimentar e Nutricional e a construção de sua política:: uma visão histórica. Revista Saude, Campinas, v. 5, n. 8, p.1-10.
Custódio MB. (2009). Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: Arranjo Institucional e Alocação de Recursos [tese]. São Paulo: Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada, Universidade de São Paulo;
FAO - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. Voluntary guidelines to support the progressive realization of the right adequate food in the context of national food security.
FREITAS, Maria do Carmo Soares de; PENA, Paulo Gilvane Lopes. (2007). Segurança Alimentar e nutricional:. Uma Produção do Conhecimento com ênfase em Aspectos da Cultura. Rev. Nutr. , Campinas, v 20, n. 1.Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732007000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 13 de maio de 2014.
LIMA, José. ( 2013). Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção do conhecimento. Rev Nutr.
MINAYO, M. C. S. O. (2010). Latino-americano e do Caribe em Ciências da Saúde ID: Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. Ed. São Paulo: Hucitec.
OLIVEIRA, Y. P. (2005). Suplementação Alimentar e Combate a Carências Nutricionais Específicas – Subsídios Básicos, Brasília.
PRADO, Shirley Donizete et al .( 2010). A pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional no Brasil de 2000 a 2005: tendências e desafios. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, n. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.