A Importância da Interpretação dos Rótulos Nutricionais: Um Relato de Experiência com Pais de Alunos da Rede Municipal do Município de Amargosa - Bahia

Autores

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Interpretação de Rótulos, Pais de Escolares

Resumo

Os rótulos dos alimentos são utilizados como meio de comunicação entre o produto e os consumidores, e tem como principal função auxiliá-los na decisão de compra. Para promover mudanças duradouras na alimentação das crianças e, consequentemente, viabilizar melhorias para a saúde, deve-se compreender que os hábitos alimentares das crianças. Esse artigo tem como finalidade relatar a experiência de uma ação de educação alimentar e nutricional (EAN) com o tema: "a importância da interpretação de rótulos", realizadas com os pais dos alunos de duas escolas do município de Amargosa-Bahia, com o objetivo de estimular a leitura dos rótulos dos alimentos e subsidiar o entendimento das informações veiculadas nos alimentos, auxiliando na escolha de alimentos saudáveis e, consequentemente, contribuindo para a promoção da saúde. Durante a ação pode-se observar que o grupo de pais e/ou responsáveis pelas crianças tem um conhecimento prévio sobre a alimentação saudável e sabem da importância de ler os rótulos, porém, o poder aquisitivo, a influência do marketing e a falta de tempo são fatores que influenciam negativamente no hábito da leitura dos rótulos e na escolha dos produtos. Após a ação de EAN, os pais explicitaram um maior entendimento sobre a importância de ler e interpretar a rotulagem nutricional, demonstraram interesse em tornar essa prática um hábito cotidiano e compreenderam que eles exercem influência na formação dos hábitos alimentares dos seus filhos.

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Referências

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Cazaes, Y. E. M., & Magalhães, C. G. (2024). A Importância da Interpretação dos Rótulos Nutricionais: Um Relato de Experiência com Pais de Alunos da Rede Municipal do Município de Amargosa - Bahia. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5118

Edição

Seção

Relato de Experiências

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