ENSINO DE CIÊNCIAS NA MINHA FORMAÇÃO E VIDA DOCENTE COMO PROFESSORA PEDAGÓGICA: um olhar autobiográfico

Autores

Palavras-chave:

Educação, Metodologias Ativas, Pesquisa Autobiográfica

Resumo

A educação pública brasileira enfrenta desafios quanto a falta de investimentos financeirosvoltados para um ensino pautado em pesquisas e metodologias voltadas à prática. Essa carência deinvestimentos provocou uma lacuna na formação de muitos educandos, inclusive no ensino superior, o que impactou diretamente na forma como enxergam a ciência no mundo, na sua atuação frente ao meio ambiente e disseminação dos conhecimentos acerca da ciência. Issose reflete nas metodologias de ensino utilizadas em sala de aula, visto que muitos professores tiveram uma formação deficitáriae não proporcionam práticas novas aos seus educandos. Diante disso, o presente trabalho objetivou apresentar como se deu o processo de formação do ensino de Ciências em minha vida, demonstrando as lacunas que existiram na minha formação e que impactaram diretamente nas metodologias de ensino que eu adoto em sala de aula voltadas para as atividades de ensino, lúdicas e experimentais. Para tanto, empregueium arcabouço teórico para explicar a importância do ensino de Ciências para os professores, como também utilizei a técnica da fonte de memória, a partir da qual apresento a minha autobiografia referente ao período compreendido entre os anos de 2013 e 2019, que corresponde a desde que ingressei no curso superior de Pedagogia, até o início de minha atuação profissional em sala de aula lecionando Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, discuto como minha formação acadêmica influenciou em minha atuação como professora de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOHNEN, Neusa Teresinha. A jornada do herói: a narrativa autobiográfica na construção da identidade profissional do professor. Dissertação (Universidade Federal de Goiás - Faculdade De Letras). Goiânia, 2011.

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19 (3): 291-313, 2002. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru - SP: EDUSC, 2004.

LIBANÊO, José Carlos, PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX ( 68): 239-277, 1999.

MAESTRI, Rita de Cássia; MINDAL, Clara Brener. Metodologia de história de vida: a história de vida profissional de uma pessoa surda. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, p. 14559-14568, 2013.

MATTOS, Tiago Ramos. Um estudo do estilo nos gêneros do discurso biografia e autobiografia. Dissertação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo, 183p., 2015.

MIOLA, Patrícia. Formação de professores: o ensino de ciências naturais nas escolas. Trabalho de Conclusão de Curso (Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus de Erechim). Erechim, 79p., 2016.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisada. São Paulo: Contexto, 6ª Ed., 2007.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação emRevista, 27 (1): 369-386, 2011.https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017

SANTOS, Yuri Andrei Batista; TORGA, Vânia Lúcia Menezes. Autobiografia e (res)significação. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 15 (2): 119-144, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457342467

SCHEIDEMANTEL, Sheila Elisa; KLEIN, Ralf; TEIXEIRA, Lúcia Inês.A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação, p.59-74. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 310 p., 2007.

THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a história oral e as memórias. Projeto História, 15: 51-94, 1997.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Santos, A. N. dos, Veloso-Junior, V. da C., & Santos, E. S. (2024). ENSINO DE CIÊNCIAS NA MINHA FORMAÇÃO E VIDA DOCENTE COMO PROFESSORA PEDAGÓGICA: um olhar autobiográfico. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5215

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.