Projeto AmamentAÇÃO: um relato de experiência de um programa de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Autores

Palavras-chave:

Amamentação, Aleitamento Materno, Saúde, Educação, Comunicação

Resumo

O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) por possuir benefícios comprovados para a saúde da mãe e da criança. Nessa perspectiva, o Projeto de Extensão AmamentAÇÃO foi idealizado com o intuito de auxiliar o binômio mãe-filho com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças. Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas por membros do Projeto, na região do Recôncavo Baiano e Vale do Jiquiriçá (municípios de Amargosa-BA e Santo Antônio de Jesus-BA), que atuam com nutrizes e lactentes para a promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Para tanto, utiliza-se estratégias que beneficiem a saúde do vínculo mãe- bebê. Nessa perspectiva, é realizado acompanhamento domiciliar quinzenal às mulheres, buscando-se informações sobre o andamento do processo de amamentação, adaptação à maternidade, ocorrências com a mãe e o bebê, existência de dúvidas sobre o aleitamento. Este estudo é de impacto positivo no contexto em que se aplica, tanto por atuar como facilitador no complexo processo do início da maternidade e nutrição infantil, como pelo gradativo fortalecimento de vínculo entre os membros do programa e comunidade assistida. Tal experiência é, ainda, um diferencial na formação profissional dos graduandos, por promover contato com realidades distintas, sensibilizando-os para o cuidado e promoção de saúde e mobilizando-os para uma atualização constante de conhecimento a fim de responder às demandas apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Gessandro Elpídio Fernandes et al. Dificuldades Iniciais com a técnica da amamentação e fatores associados a problemas com a mama em puérperas. Rev. paul. pediatr., São Paulo, v. 35, n. 3, p. 265-272, Setembro 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher – PNDS 2006. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasília: 2. Ed. Ministério da Saúde, 2015. p.186.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA, Nº23. Brasília. Ministério da Saúde, 2009. p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Política de Saúde. Organização Pan- Americana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.9, n.16, p.161-77, 2005.

MARQUES, Emanuele Souza; COTTA; Rosângela Minardi Mitre; PRIORI, Silvia Eloiza. Mitos e crenças sobre o aleitamento materno. Ciência & Saúde Coletiva, 2011.

VIEIRA, Ana Claudia; COSTA, Amanda Riboriski; GOMES, Paloma Gomes de. Boas práticas em aleitamento materno: Aplicação do formulário de observação e avaliação da mamada. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped., v.15, n.1, p 13-20, Junho 2015.

WARKENTIN, Sarah et al. Exclusive breastfeeding duration and determinantsamong Brazilian children under two years of age. Rev. Nutr., Campinas, v. 26, n. 3, p. 259-269, Junho 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Silva, G. R. da, Almeida, M. M. de, Ferreira, E. S. O., & Magalhães, C. G. (2024). Projeto AmamentAÇÃO: um relato de experiência de um programa de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5168

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.