CUIDADOS ESPECIAIS À SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E SÍNDROME DE WEST NA CRECHE: VISÃO E ORIENTAÇÃO DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Educação Infantil, Promoção da Saúde, Educação em EnfermagemResumo
A educação em saúde como processo pedagógico requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, propondo ações transformadoras para o cuidar de si, de sua família e da coletividade. Este projeto aplicativo teve por objetivo principal orientar os educadores de uma creche, situado no estado de São Paulo, fornecendo suporte teórico e prático do cuidado com crianças com necessidades especiais de saúde, visando o melhor crescimento e desenvolvimento dessas crianças. A partir do disparador: “falta de conhecimento dos colaboradores da creche perante Síndrome de West e Síndrome de Down”, foi construída uma matriz consensual, sendo os itens avaliados em consideração às relevâncias, o prazo/urgência, factibilidade e a viabilidade de cada um dos itens selecionados, levando a uma matriz decisória. Os itens determinados foram condensados em quatro nós críticos: Atraso de desenvolvimento biopsicomotor exigindo uma atenção diferenciada; Risco maior de convulsão, faz uso de medicação contínua; Maior dificuldade na alimentação, possuem alimentação diferenciada; Maior susceptibilidade a doenças infectocontagiosas. Como resultado deste projeto, houve a criação de um folder explicativo, em linguagem clara e objetiva, para fornecer aos educadores da creche como forma rápida de acesso ao conteúdo. Todos os profissionais que estão sempre em contato com a criança podem e devem fortalecer a estimulação, motricidade, atividades da vida diária, comunicação, relações interpessoais, cognição destas crianças uma vez capacitados. Essas crianças requerem maior atenção a sua condição física, crônica, de desenvolvimento, comportamento ou emocional.
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