EM MEIO AOS CENÁRIOS DE DIFICULDADES: EXEMPLOS QUE INSPIRAM A SALA DE AULA VULNERÁVEL

Autores

  • Kelly Barros
  • Otto Henrique Ferreira

Palavras-chave:

Vunerabilidade Social, Criança, Esperança

Resumo

Este artigo, que se propõe a partilha, não objetiva metodologizar ou apresentar uma revisão bibliográfica que justifique a natureza dessa ou daquela pesquisa. Isto porque, a intenção deste texto é citar exemplos que nos façam olhar a sala de aula para além de suas fissuras e fragilidades que constituem a(s) identidade(s) de muitos(as) alunos(as) da escola pública. Para tanto, iremos mencionar o impacto das questões sociais (ZICK, 2010) na aprendizagem de crianças que, apesar de alguns projetos políticos-pedagógicos, ainda estão sob a condição vulnerável de aprender. A respeito desse aprendizado, uma vez que é necessário compreendermos o valor das interações do(a) aluno(a) com o ambiente escolar, fizemos a escolha por localizá-lo dentro dos espaços que Vygotsky (1991) dividiu em nível de desenvolvimento real (ZDR), nível de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Durante a escrita, acreditamos ser válido lembrar que o Estado, por muitas vezes, tem sido responsável pela implantação de uma necropolítica de abusos e de ignorância da existência de corpos infantis que desejam estudar. Dito isto, concordamos que os modelos apresentados no texto servem para nos encher de possibilidades e de esperança (FERIRE, 1997) de que esses corpos podem e devem ter acesso a escola como um ambiente inclusivo na prática. Por essa razão, concluímos com a apresentação de ações, de iniciativas e de coletivos que estão empenhados na busca por mudanças de representações e desconstrução do arquétipo do(a) menor incapaz de realizar e de saber

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, F. C. R. Capacitação solidária: um olhar sobre os jovens e sua vulnerabilidade social. São Paulo: Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária - AAPCS, 2001.

BEE, H. O ciclo Vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.

BORBA, Andreilcy Alvino; LIMA, Herlander Mata. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serviço Social e Sociedade, São Paulo. v. 1, n. 106. p. 219-240, abr/jun. 2011.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GIFFONI S. D.; RIBEIRO, M. V. M. Avaliação Neurológica nas dificuldades de Aprendizagem. In. Transtornos de Aprendizagem Neurociência e interdisciplinaridade. Book Toy. Ribeirão Preto, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONTIJO, D. T.; MARQUES, E.; ALVES, H. C. Hoje na escola a gente está falando em vulnerabilidade: contribuições da terapia ocupacional no processo de formação continuada de professores/ “These days, in school, we are talking about vulnerability”: contributions of occupational therapy for the con. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 20, n. 2, 2012. Disponível em: http://www.cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/628/383> Acesso em: 23 ago. 2020.

IPEA. Atlas da vulnerabilidade social nos municípios brasileiros. Brasília: IPEA, 2017. Disponível em: < http://ivs.ipea.gov.br/ivs/data/rawData/publicacao_atlas_ivs.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2020.

PRATI, Laíssa Eschiletti; COUTO, Maria Clara P. de Paula; KOLLER, Sílvia Helena. Famílias em Vulnerabilidade Social: Rastreamento de Termos Utilizados por Terapeutas de Família. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 403-408, 2009.

REDE DAS MARÉS. Eixo Educação. Disponível em: <https://www.redesdamare.org.br/br/eixos/4/educacao> Acesso em 10 jul. de 2020.

SMITH; STRICK. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. São Paulo: Artes Médicas, 2001.

SOUZA, Larissa Barros de; PANUNCIO-PINTO, Maria Paula; FIORATI, Regina Célia.Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, v. 27, n. 2, p. 251-269, 2019.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Disponível em: <http://www.mprs.mp.br/infancia/documentos_internacionais/id90.htm> Acesso em 19 jul. de 2020.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. ed. 3, São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______. A formação social da mente. ed. 6, São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Ciclo da Aprendizagem. Revista Escola, ed. 160, Fundação Victor Civita, São Paulo, 2003.

ZICK, Greicimára S. Os fatores ambientais no desenvolvimento infantil. REI - Revista da Educação Ideau, v. 5, 2010, p. 64-81.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Barros, K., & Ferreira, O. H. (2024). EM MEIO AOS CENÁRIOS DE DIFICULDADES: EXEMPLOS QUE INSPIRAM A SALA DE AULA VULNERÁVEL. Revista Acadêmica GUETO, 8(16). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5206

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.