FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA UFRB: UM PPC NOVO RESOLVE O PROBLEMA?
Palavras-chave:
Formação de `Professor de Inglês, Interculturalidade, Projeto PedagógicoResumo
Este artigo discute como tem sido realizada a formação de professores de Língua Inglesa (LI) no curso de Letras na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB desde 2010 até o presente. Para isso, o estudo baseia-se em pressupostos da Linguística Aplicada, tendo como fundamentação teórica três perspectivas pedagógicas relevantes para a formação de um professor de LI: a Pedagogia Crítica (FREIRE, 2014), o Inglês como Lingua Franca (SIQUEIRA, 2012; EL KADRI; GIMENEZ, 2013; ANJOS, 2016) e a Abordagem Comunicativa Intercultural (BYRAM, 2009). A pesquisa também analisa e reflete criticamente sobre os Projetos Pedagógicos do curso – PPC e faz uso de uma metodologia de caráter quali-quanti de cunho etnográfico, na qual se analisam os dados coletados em pesquisa com questionários online junto a egressos do curso de Letras da UFRB.
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