REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

Representações, Ensino de História, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo discute as representações de professoras licenciadas em Pedagogia sobre o ensino de História que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental I de Amargosa/BA. A partir da História Oral como metodologia de pesquisa realizamos entrevistas, entendidas como fontes orais, com o objetivo de conhecer as suas experiências escolares, sociais e da formação incial e de compreender o modo como concebem a função da disciplina escolar na formação de crianças. As discussões foram baseadas nos conceitos de representação de Roger Chartier (1988, 1991) e memória de Maurice Halbwachs (2003). Para a produção das fontes orais, utilizou-se a história oral temática, que nos possibilitou construir um roteiro de perguntas que privilegiavam conhecer as narrativas das professoras sobre suas experiencias formativas, mas com maior liberdade, permitindo navegar em suas lembranças. As entrevistas demonstraram que as suas trajetórias formativas influenciam diretamente nas concepções e significados a respeito do que as professoras pensam sobre o ensino de História nos anos iniciais. Suas representações estão marcadas pelas experiências escolares na disciplina escolar e no curso de Pedagogia. Entendem que a função do ensino de História é capaz de formar a consciência crítica dos alunos e é importante ferramenta de transformação social.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Cruz, A. C. C., & Santos, F. H. T. dos. (2024). REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5239

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