ENSINO DE SEXUALIDADE HUMANA: uma abordagem socioemocional

Autores

Palavras-chave:

Comportamento Juvenil, Ensino de Ciências, Puberdade

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, indicam para o ensino fundamental que os alunos sejam capazes de posicionar-se de maneira crítica, desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. Neste sentido o objetivo do presente trabalho foi socializar em aulas de ciências os parâmetros curriculares nacionais estabelecidos para o ensino fundamentalII, com foco no ensino do tema “sexualidade humana”. A pesquisa foi realizada com base em investigações e questionário durante as aulasde ciênciason-line, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, com alunos do 8º ano no ano de 2020e no ano de 2021 com alunos do 9º ano presencial. Foi evidenciando o quanto a sexualidade está intrinsecamente ligada aos relacionamentos e a felicidade que são propostos pela convivência em suas esferas de vida. Ao trabalhar a sexualidade humana na escola em suas múltiplas dimensões foi possível analisar tanto os saberes, quanto as lacunas de conhecimento dos estudantes. As reflexões serviram para o engajamento de práticas socioemocionais adequadas. Por meio de diálogos em rodas de conversas, ou em salas de aula referente as pressões sociais dos parceiros ou grupos e ressaltando que nada devem servir de motivação para antecipar uma relação sexual, foi destacada a importância de se combater e denunciar toda e qualquer forma de assédio.

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Referências

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Lima, Érika F., Veloso-Junior, V. da C., & Santos, E. S. (2024). ENSINO DE SEXUALIDADE HUMANA: uma abordagem socioemocional. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5227

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