A Psicogênese da Pessoa Completa e a Educação em Henry Wallon

Autores

  • Irenilson de Jesus Barbosa

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Psicogenética, Afetividade na Educação

Resumo

Este artigo, baseado no referencial teórico da tese de doutorado do autor, apresentada e aprovada em 2016 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), propõe uma reflexão sobre a psicogênese da pessoa completa no contexto da prática pedagógica e da formação de professores, identificando alguns aspectos que justificam os estudos de Henri Wallon como referencial de uma teoria em prol da afetividade na educação, principalmente em relação às confluências observadas entre sua teoria, o objeto de estudo e a própria metodologia adotada neste enfoque. À luz da sua teoria, é enfatizada a centralidade da pessoa nas relações com a emoção e a afetividade humana propostas por Wallon, bem como os campos funcionais e os estágios de desenvolvimento que explicam a sua psicogênese da pessoa completa. Ao final da abordagem, destacam-se contribuições político-pedagógicas da base teórica e possíveis implicações na educação escolar e nas políticas públicas educacionais.

Downloads

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula.7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

CABRAL, João Francisco Pereira. Heráclito. Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/heraclito.htm. Acesso em 09 de maio de 2016.

CERISARA, Ana Beatriz. A psicogenética de Wallon e a educação Infantil. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/viewFile/10046/9229. Acesso em março de 2015.

DANTAS, Pedro. Para conhecer Wallon: uma psicologia dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983.

DANTAS, Heloísa. A infância da razão. São Paulo: Manole, 1990.

______. Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon. La Taille,Y. (org.). Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992.

DOURADO, Ione Collado Pacheco & PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo: 2002. Artigo em PDF, Disponível em:. Acesso em janeiro de 2015.

GALVÃO, Izabel.Henry Wallon: uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil.4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

GRANDINO, Patrícia Junqueira. Wallon e a psicogênese da pessoa na educação brasileira.

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira Grandino. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

KONDER, Leandro. O que é dialética.7 ed. São Paulo: Brasiliense, 2004 (Coleção Primeiros Passos 23).

KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ed. Ática,1993.

MALRIEU, P. et al. Henri Wallon: pour Le centenaire de sa naissance.Toulouse: l’Université de Toulouse-Le Mirail, 1981 (Serie A – Tome XIV).

OVTCHINNIKOV, N. F. A materialidade do mundo e as leis de seu desenvolvimento. Rio de Janeiro, Editorial Vitória, 1955, p. 215-268.

SILVA, Dener Luiz da. Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólica. Educar, Curitiba, n. 30, p. 145-163, Editora UFPR, 2007.

SILVEIRA, Fernando Lang da. A teoria do conhecimento de Kant: o idealismo transcendental. Cad. Bras. Ens. Fil. V. 19, número especial, p. 28-51, Florianópolis: UFSC. Março de 2002.

WALLON, Henri. Fundamentos metafísicos ou fundamentos dialéticos da personalidade, Objetivos e métodos da psicologia. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

______.Les milieux, les groupes et la psychogenèse de l’enfant. Enfance, Paris, (3-4): 287-296, mai-oct., 1959.

______. L’organique et Le social chez l’homme. In: Enfance, Paris, n.1-2, p. 59-65, jan-avr, 1963.

______.A evolução psicológica da criança. Lisboa, Edições 70, 1968.

______ A importância do movimento no desenvolvimento psicológico da criança. Psicologia e educação da infância. Lisboa, Ed. Estampa, 1975.

______.Psicologia e educação da infância. Lisboa, Vega. 1979.

______. A atividade proprioplástica, In: Wallon. São Paulo: Ed. Ática, 1986.

______. Psychologie et dialectique. Paris, Messidor/Ed. Sociales, 1990.

______. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

______. A evolução psicológica da criança. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes. 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Barbosa, I. de J. (2024). A Psicogênese da Pessoa Completa e a Educação em Henry Wallon. Revista Acadêmica GUETO, 9(19). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5250

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.