ENSINO DE CIÊNCIAS: uma abordagem sobre a Educação Ambiental e ferramentas para o aperfeiçoamento da metodologia de ensino

Autores

Palavras-chave:

Educação, Meio Ambiente, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho discute de forma suscinta a importância da abordagem da Educação Ambiental como ferramenta para o aperfeiçoamento da metodologia de ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Ensinar Ciências envolve desenvolver habilidades na aprendizagem dos discentes, contribuindo para a forma de pensar e o agir, e na busca para solucionar problemas, no desenvolvimento da capacidade crítica, no manifestar de crenças e valores. Dentro desta perspectiva, o presente trabalho objetivou abordar a Educação Ambiental no ensino de Ciências, através de ferramentas para o aperfeiçoamento das metodologias de ensino. A metodologia utilizada neste estudo caracteriza-se como do tipo qualitativa e se baseou na pesquisa bibliográfica de documentos científicos, como livros e artigos científicos com metodologias de ensino de Ciências e que discutam a “Educação Ambiental”. Foram buscadas publicações científicas redigidas em português nas bases de dados “Scielo”, “Portal de periódicos CAPES” e “Google Acadêmico”. Foram selecionados cinco artigos para análise. A utilização de estratégias e recursos didáticos adequados, podem dar subsídio à um aprendizado significativo facilitando o melhor entendimento do conteúdo exposto. Os professores têm buscado novas alternativas para trabalhar o ensino de Ciências e maneiras alternativas para trabalhar o ensino de Ciências interligado à Educação Ambiental. O professor atua como um agente construtor e transmissor de saberes para com os alunos e isto implica na contribuição essencial para a formação de futuros cidadãos conscientes.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Gonçalves, A. F., Veloso-Junior, V. da C., & Santos, E. S. (2024). ENSINO DE CIÊNCIAS: uma abordagem sobre a Educação Ambiental e ferramentas para o aperfeiçoamento da metodologia de ensino. Revista Acadêmica GUETO, 10(20). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5265

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