ENTRE ECOS E REFLEXOS: A Jornada Silenciosa da Saúde Mental dos Professores da Educação Especial
Palavras-chave:
Saúde mental. Educação especial. Bem-estar docente.Resumo
Resumo
Introdução: Neste estudo, desbrava-se a saúde mental dos professores da educação especial, indivíduos que, como ecos das salas de aula, enfrentam desafios e pressões singulares. A compreensão e valorização de sua saúde mental são vitais para a construção de um ambiente educacional inclusivo e saudável. A questão norteadora é: Quais são os principais fatores que influenciam a saúde mental dos professores da educação especial? Objetivo Geral: Analisar as condições de saúde mental dos professores que atuam na educação especial. Objetivos Específicos: Desvendar os fatores estressores no ambiente escolar que afetam esses professores; mapear as estratégias de enfrentamento que eles utilizam; e propor intervenções para melhorar sua saúde mental. Metodologia: Este estudo adota uma abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, utilizando-se de procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental de natureza aplicada. Discussão: Os dados coletados revelam uma conexão profunda entre os níveis de estresse e a carência de recursos e suporte no ambiente escolar, apontando para a necessidade urgente de programas de apoio e qualificações contínuas. Resultados: Observou-se que os professores enfrentam uma carga emocional significativa, frequentemente manifestada em sintomas de estresse e esgotamento físico e mental. Conclusão: A saúde mental dos professores da educação especial exige maior atenção e intervenções adequadas para assegurar uma educação inclusiva de qualidade e um ambiente de trabalho saudável.
Palavras-chave: Saúde mental. Educação especial. Bem-estar docente.
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