Inclusão Acadêmica e Permanência Qualificada de Estudantes Quilombolas no Recôncavo Baiano

Authors

  • Ana Maria Silva Oliveira

Keywords:

Inclusão, Comunidades Quilombolas, Educação Superior

Abstract

A matrícula de estudantes em Institutos de Educação Superior (IES), na primeira década do século XXI, está demonstrando mudanças no perfil de ingressos: o acesso de grupos tradicionalmente excluídos do processo educacional como as mulheres pretas, os indígenas e os quilombolas está em constante crescimento e é cada vez maior a sua demanda por cursos habitualmente ocupados por estudantes masculinos e de etnia branca. Este artigo pretende analisar aspectos quantitativos e descritivos dessa mudança, atendo-se principalmente aos estudantes oriundos de comunidades quilombolas, tendo a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) como referência e amparando-se em dados obtidos com o questionário do perfil de ingressos que é semestralmente aplicado no ato de matrícula desta Instituição. Apesar dos avanços, entende-se como imprescindível a implementação de políticas de inclusão e de permanência que possibilitem um ensino superior mais equânime em nosso país.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. Estatística do Ensino no Brasil. Disponível na Internet: <http://www.ibge.com.br>. Acesso em 20/11/2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. INEP. Censo Escolar, 2009. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/basica/censo/default.asp>. Acesso em: 20 de jan. 2012.

BRASIL. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diagnóstico do Programa Brasil Quilombola. SEPPIR, 2012.

COLOSSI, Nelson. Mudançass no contexto do ensino superior no Brasil: Uma tendência ao ensino colaborativo. Disponível em: <http://www.pp.ufu.br/Cobenge2001/trabalhos/CPI008.pdf>. Acesso em: 30/11/2015.

DRUCKER, P. F. Uma era de descontinuidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo. Disponível na Internet: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em 03/07/2015.

GALBRAITH, Jonh Kenneth. A sociedade justa: uma perspectiva humana. Rio de Janeiro: Campus, 1976.

MOUTA apud SOUZA, Daiane. Comunidades Quilombolas: conceito, autodefinição e direitos. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/2012/04/comunidades-quilombolas-conceito-autodefinicao-e-direitos/>. Acesso em abril 2015.

PEREIRA, Camila. Uma segunda opinião. REVISTA VEJA. São Paulo. Disponível na Internet: <http://www.veja.abril.com.br>. 2009. Acesso em 02/12/2015.

Cadernos de estudos desenvolvimento social em debate. - N. 20 (2014)-. Brasília, DF; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2005. 212 p.

Published

2024-11-19

How to Cite

Oliveira, A. M. S. (2024). Inclusão Acadêmica e Permanência Qualificada de Estudantes Quilombolas no Recôncavo Baiano. Revista Acadêmica GUETO, 3(06). Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5080

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.