Prevalência e fatores associados a transtornos mentais comuns em docentes brasileiros: uma revisão sistemática

Authors

Keywords:

Transtornos Mentais, Professores Escolares, Docentes

Abstract

Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) são altamente prevalentes e estão entre os principais problemas de saúde que afetam os docentes, sendo uma importante expressão de sofrimento na categoria. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo descrever a prevalência e os fatores mais comumente associados aos TMC, encontrados em estudos epidemiológicos envolvendo docentes brasileiros. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura através da busca nas bases de dados eletrônicas CAPES, BVS e SCIELO; além da busca manual nas listas de referências dos artigos incluídos. Foram identificados 1.633 artigos na busca eletrônica e 14 na manual. Constituíram a amostra final da pesquisa 12 artigos. Através destes, observou-se que a prevalência de TMC variou de 19,5% a 55,9%, independentemente do nível de ensino e do tipo de instituição. Aspectos laborais e psicossociais do trabalho foram os fatores mais comumente associados ao transtorno. As elevadas taxas de prevalência de TMC em docentes de todos os níveis de ensino revelam um quadro expressivo de sofrimento mental na categoria. A frequente associação com fatores laborais e psicossociais corrobora a importância do trabalho na saúde mental e indica a necessidade de melhoria das condições e organizações do trabalho dos docentes. Espera-se com este estudo alertar a comunidade acadêmica sobre as condições de saúde metal dos docentes e estimular o desenvolvimento de estratégias que visem a promoção da saúde e prevenção de doenças, considerando os impactos negativos que o adoecimento mental dos docentes geram nas instituições de ensino.

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Published

2024-12-02

How to Cite

Campos, T. C., & Véras, R. M. (2024). Prevalência e fatores associados a transtornos mentais comuns em docentes brasileiros: uma revisão sistemática. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5174

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