Corporeidades na Diáspora e o Fenômeno Pagode

Autores/as

  • Ivanilde Guedes Mattos

Palabras clave:

Pagode, Performance, Educação das Relações Raciais

Resumen

Há algum tempo observo no campo das reflexões sobre educação a necessidade de inserção de questões difíceis que envolvem raça, gênero, sexualidade, dentre outros marcadores de identidade. Nesse sentido, proponho pensar questões que estão diretamente ligadas a uma nova organização social que traz para a esfera educacional a emergência do trato com essas questões. Assim, tornam-se necessário os conhecimentos sobre os instrumentos legais e normativos relacionados à questão da diversidade etnicorracial. Entendendo o pagode como uma possibilidade para interpretação da Lei 10639/03, tendo em vista a sua aderência junto a comunidade escolar da escola pública de Salvador. Busco na performance do pagode e sua produção criativa na cultura urbana, que hibridiza as formas e se mantém em cena, mesmo com acirradas críticas, contribuições significativas para outras formas de saberes que a escola precisa reconhecer.

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Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Mattos, I. G. (2024). Corporeidades na Diáspora e o Fenômeno Pagode. Revista Acadêmica GUETO, 1(02). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5038

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