Educação e Cultura no Viés dos Contos Afro-Brasileiros de Mestre Didi

Autores/as

  • Antônio Marcos dos Santos Cajé

Palabras clave:

Contos, Cultura, Tradição

Resumen

Este trabalho tem como objetivo principal analisar os contos afro-brasileiros de Mestre Didi através de uma reflexão epistemológica. Traçando uma junção histórica e filosófica dos contos de Mestre Didi, sendo analisado por uma episteme da cultura afro-brasileira e fazer entender que os contos afro-brasileiros possuem um conhecimento carregado de saberes e fazeres cognitivos da tradição da oralidade que não podem ser perdidos ou ignorados. Para compor o suporte teórico, foram abordados autores clássicos e hodiernos em várias áreas de conhecimentos, uma vez que o objeto do estudo é lançar comunicações entre os âmbitos dos saberes históricos populares e com os saberes encontrados nos contos de Mestre Didi. O resultado que se espera, revela-se na necessidade do resgate constitutivo dos contos da cultura de uma axiologia dos costumes, hábitos e tradição do povo negro. As metodologias a serem seguidas são qualitativas, análise de conteúdo, com métodos de abordagens dialética e indutivos. Portanto este trabalho busca fomentar as possibilidades existentes nos contos pelo prisma da história dentro dos caminhos da ancestralidade, da identidade, do sagrado, e cultural. 

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Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Cajé, A. M. dos S. (2024). Educação e Cultura no Viés dos Contos Afro-Brasileiros de Mestre Didi. Revista Acadêmica GUETO, 3(07). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5088

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