DESAFIOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS NO ESTÁGIO E NA DOCÊNCIA DE MESTRANDOS EM CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Autores/as

Palabras clave:

Formação Docente, Docência Universitária, Estágio Docente

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2017 com professores em exercício e matriculados em curso stricto sensu de uma universidade púlica no Estado da Bahia. O objetivo do estudo foi compreender os limites e desafios nas ações desenvolvidas no estágio em docência enfrentados por estudantes de pós-graduação do mestrado em Psicologia de uma instituição de ensino superior na cidade de Salvador - BA. Este estudo problematiza aspectos político-pedagógicos que perpassam o componente curricular de estágio, o qual tem em seu objetivo possibilitar aproximações que qualifiquem os futuros mestres a exercerem à docência. Nossos referências são Severino (2008), Vasconcelos (1998), Veiga (2006), Behrens (2008), Cunha (2006), Pimenta e Anastasiou (2002).Quanto ao método, esta pesquisa se baseou em um estudo exploratório de abordagem qualitativa e o instrumento de coleta dos dados foi a entrevista on-line. Os resultados indicam que o estágio em docência representa uma alternativa para enfrentamento da formação de professores, mas não suficiente, haja vista a necessidade de promover uma formação téorico-prática mais condizente com o que se espera do fazer docente. O desenvolvimento profissional dos professores deverá englobar a reflexão sobre a própria prática docente, a formação inicial e continuada para que promova a valorização identitária e profissional dos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BERALDO, T.M.L. Formação de docentes que atuam no ensino superior. Revista de Educação Pública, Cuiabá-MT, v. 18, n. 36, p. 71-88, jan/abr, 2009.

BEHRENS, M. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Editora Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 57-68.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n. 9.394,1996.< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em 16 abr. 2017.

BRASIL, Decreto Nº. 2.207 de 15 de abril de 1997. Disponível em: < http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1997/2207.htm.> Acesso em: 16 abr. 2017.

BRASIL, Portaria MEC/CAPES nº. 65, de 11/11/2002. <http://www.pucsp.br/pos/ecopol/downloads/documentosportaria_estagiodocencia_doc10.pdf> Acesso em: 20 abr. 2017.

CHAUÍ, M. A Universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro,n. 24, p. 5-15, Dez, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf > Acesso em: 13 de out. 2016.

CUNHA, M. I da. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. – 2.ed. Ampl. – Brasília: Pano Editora, 2000, p. 45-51.

FERNANDES, M. B. F. Formação do professor universitário: Tarefa de quem? In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Editora Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 95-111.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: Pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5), p. 63-84.

MACHADO, F. V. Psicologia social e formação de psicólogos: reflexões a partir de uma experiência docente. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 32, p. 141-162, 2011.

MASETTO, M. T. Professor universitário: Um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Editora Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 9-26.

MOROSINI, M. C. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. - 2. ed. Ampl. - Brasília: Pano Editora, 2000, p. 11-20.

OLIVEIRA, N. Indisciplina no ensino superior: Percepções e experiências de professores. Revista de educação, v.12, n.13, p.71-90, 2009.

PACHANE, G.G. Políticas de formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência, 2008. Disponível em: <http://www.anped.org.br/ reunioes/27/gt11/t116.pdf > Acesso em: 5 jun. de 2017.

PACHANE, G. G. Teoria e prática na formação de professores universitários:elementos para discussão. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5), p. 97-145.

PIMENTA, S. G. ; L. G. C. ANASTASIOU. Docência no ensino superior. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. de. Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.

SILVA, B. N. S. ; PACHANE, G. G. Formação pedagógica do professor universitário: uma questão legal? In: Seminário Nacional Universitas Educação Superior no Brasil 10 anos pós-LDB. Anais ... Campo Grande – MS. Anped UCDB, 2006, p. 1- 15.

VASCONCELOS, M. L. M. C. Contribuindo para a formação de professores universitários: Relato de experiências. In: MASETTO, M. T. Docência na universidade. - Campinas, SP: Papirus, 1998. (Coleção Práxis), p. 77- 93.

VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate; v.5), p. 85-96.

ZAVADASKI, K. C. A atuação do psicólogo na formação do professor universitário: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2009. 160 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Marques, A. da S., & Santos, I. A. dos. (2024). DESAFIOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS NO ESTÁGIO E NA DOCÊNCIA DE MESTRANDOS EM CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. Revista Acadêmica GUETO, 5(13). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5182

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.