PRÁTICAS AMBIENTAIS E AGROECOLÓGICAS DESENVOLVIDAS EM PROJETO UNIVERSITÁRIO DE HORTAS COMUNITÁRIAS E PEDAGÓGICAS

Autores

  • Cassiane da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Biane de Castro UERGS
  • Cleonice Rubim Machado Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Josieli de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Paulo Sérgio Santana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Palavras-chave:

Demandas sociais, Relatos, Alimentação saudável

Resumo

O objetivo desse trabalho foi entender e comunicar as práticas ambientais e agroecológicas desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão sobre hortas comunitárias e pedagógicas desenvolvidas no município de Santana do Livramento/RS durante os anos de 2022 e 2023. Para alcançar o objetivo do artigo, optamos pela Sistematização de Experiências.  Esse projeto é importante e contribui de forma consistente com a promoção da segurança e da soberania alimentar no território onde a Uergs está inserida. A universidade pública tem seu papel nessa transformação e precisa efetivamente ir além dos seus muros e somar forças como iniciativas comunitárias e políticas públicas para construir “mundos menos desiguais”. Trabalha-se a partir dos princípios da agroecologia, garantindo a produção de “comida de verdade”, alimentos saudáveis e que dialogam com a cultura local. Mesmo com escassos recursos, diversas foram as iniciativas promotoras de melhores técnicas conservativas e de sustentabilidade para o ambiente e para os sistemas de base agroecológica. Essas iniciativas coletivas de aproveitamento de materiais partiram de todos os elos dessa integração (comunidade, estudantes, egressos e docentes), fazendo dessas trocas intensas experiências e aprendizagens do que significa fazer parte do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, B. et al. Por uma Agroecologia sempre viva, plural e em movimento. Revista Eletrônica Científica da Uergs (2023) v. 9, n. 03, p. 154-156.

HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende. 2. ed. Brasília: MMA, 2006.

LEFF, E.; ARGUETA, A.; BOEGE, E.; GONÇALVES, C. W. P. Más allá del desarrollo sostenible: la construcción de una racionalidad ambiental para la sustentabilidad: una visión desde América Latina. In: LEFF, E. et al (Org.) La transición hacia el desarrollo sustentable: perspectivas de América Latina y el Caribe. México: INE-SEMARNAT, UAM, PNUMA, 2002, p. 477-576.

LEFF. E. La transición histórica hacia la sustentabilidad de la vida (A transição histórica para a sustentabilidade da vida). Guaju. Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, v. 9, 2023, ed. especial.

MALUF, R. S. J.; MENEZES, F.; MARQUES, S. Caderno ‘Segurança Alimentar’. 2000. Disponível em: http://www.forumsocialmundial.org.br/download/tconferencias_Maluf_Menezes_2000_por.pdf. Acessado em 21 de ago. 2023.

PETERSEN, P. Agroecologia e a superação do paradigma da modernização. In: Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura. NIEDERLE, P. A; ALMEIDA, L.; VEZZANI, F. M. Curitiba: Kairós, 2013, p. 69-104.

PETERSEN, P. Agroecologia em construção. In: ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular/ASPTA, 2012, p. 07-14.

PETERSEN, P. Sistematização: a transformação de vivências em conhecimentos. Revista Agricultura: Experiências em Agroecologia. AS-PTA, 2006, v. 3, n. 2, p. 2.

ROSSET, P. M.; BARBOSA, L. P. Territorialização da Agroecologia na Via Campesina. Agroecologia/ECOECO. Boletim n.39, edição especial. Publicado em jul. 2019.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. RJ: Garamond, 2000.

WORLD COMMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. Report Our Common Future. United Nations, 1987.

Arquivos adicionais

Publicado

25.10.2024

Como Citar

da Costa, C., de Castro, B., Rubim Machado, C., de Oliveira Rodrigues, J., & Santana, P. S. (2024). PRÁTICAS AMBIENTAIS E AGROECOLÓGICAS DESENVOLVIDAS EM PROJETO UNIVERSITÁRIO DE HORTAS COMUNITÁRIAS E PEDAGÓGICAS. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 94–106. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3557

Edição

Seção

Dossiê: Meio ambiente na perspectiva agroecológia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.