PRÁTICAS AMBIENTAIS E AGROECOLÓGICAS DESENVOLVIDAS EM PROJETO UNIVERSITÁRIO DE HORTAS COMUNITÁRIAS E PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Cassiane da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Biane de Castro UERGS
  • Cleonice Rubim Machado Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Josieli de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Paulo Sérgio Santana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Palabras clave:

Demandas sociais, Relatos, Alimentação saudável

Resumen

O objetivo desse trabalho foi entender e comunicar as práticas ambientais e agroecológicas desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão sobre hortas comunitárias e pedagógicas desenvolvidas no município de Santana do Livramento/RS durante os anos de 2022 e 2023. Para alcançar o objetivo do artigo, optamos pela Sistematização de Experiências.  Esse projeto é importante e contribui de forma consistente com a promoção da segurança e da soberania alimentar no território onde a Uergs está inserida. A universidade pública tem seu papel nessa transformação e precisa efetivamente ir além dos seus muros e somar forças como iniciativas comunitárias e políticas públicas para construir “mundos menos desiguais”. Trabalha-se a partir dos princípios da agroecologia, garantindo a produção de “comida de verdade”, alimentos saudáveis e que dialogam com a cultura local. Mesmo com escassos recursos, diversas foram as iniciativas promotoras de melhores técnicas conservativas e de sustentabilidade para o ambiente e para os sistemas de base agroecológica. Essas iniciativas coletivas de aproveitamento de materiais partiram de todos os elos dessa integração (comunidade, estudantes, egressos e docentes), fazendo dessas trocas intensas experiências e aprendizagens do que significa fazer parte do projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CASTRO, B. et al. Por uma Agroecologia sempre viva, plural e em movimento. Revista Eletrônica Científica da Uergs (2023) v. 9, n. 03, p. 154-156.

HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende. 2. ed. Brasília: MMA, 2006.

LEFF, E.; ARGUETA, A.; BOEGE, E.; GONÇALVES, C. W. P. Más allá del desarrollo sostenible: la construcción de una racionalidad ambiental para la sustentabilidad: una visión desde América Latina. In: LEFF, E. et al (Org.) La transición hacia el desarrollo sustentable: perspectivas de América Latina y el Caribe. México: INE-SEMARNAT, UAM, PNUMA, 2002, p. 477-576.

LEFF. E. La transición histórica hacia la sustentabilidad de la vida (A transição histórica para a sustentabilidade da vida). Guaju. Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, v. 9, 2023, ed. especial.

MALUF, R. S. J.; MENEZES, F.; MARQUES, S. Caderno ‘Segurança Alimentar’. 2000. Disponível em: http://www.forumsocialmundial.org.br/download/tconferencias_Maluf_Menezes_2000_por.pdf. Acessado em 21 de ago. 2023.

PETERSEN, P. Agroecologia e a superação do paradigma da modernização. In: Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura. NIEDERLE, P. A; ALMEIDA, L.; VEZZANI, F. M. Curitiba: Kairós, 2013, p. 69-104.

PETERSEN, P. Agroecologia em construção. In: ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular/ASPTA, 2012, p. 07-14.

PETERSEN, P. Sistematização: a transformação de vivências em conhecimentos. Revista Agricultura: Experiências em Agroecologia. AS-PTA, 2006, v. 3, n. 2, p. 2.

ROSSET, P. M.; BARBOSA, L. P. Territorialização da Agroecologia na Via Campesina. Agroecologia/ECOECO. Boletim n.39, edição especial. Publicado em jul. 2019.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. RJ: Garamond, 2000.

WORLD COMMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. Report Our Common Future. United Nations, 1987.

Archivos adicionales

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

da Costa, C., de Castro, B., Rubim Machado, C., de Oliveira Rodrigues, J., & Santana, P. S. (2024). PRÁTICAS AMBIENTAIS E AGROECOLÓGICAS DESENVOLVIDAS EM PROJETO UNIVERSITÁRIO DE HORTAS COMUNITÁRIAS E PEDAGÓGICAS. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 94–106. Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3557

Número

Sección

Dossiê: Meio ambiente na perspectiva agroecológia

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.