A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS NO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO INFANTIL:

RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOIS PROJETOS DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Beatriz Graziele Thomaz Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Millena Alves Fernandes Universidade Federal do Rio Janeiro
  • Rafaela Perni dos Santos Leonardo Universidade Federal do Rio Janeiro
  • Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga Universidade Federal do Rio Janeiro
  • Jane de Carlos Santana Capelli Universidade Federal do Rio Janeiro

Palabras clave:

Educação alimentar e nutricional, Gestação, Nutrição da criança, Relações Comunidade-Instituição, Saúde materno-infantil

Resumen

Introdução: Durante a pandemia da COVID-19, projetos de extensão universitária ressignificaram o diálogo com a população, passando a utilizar ferramentas digitais. Assim, oficinas e cursos passaram a ser ofertados de forma virtual sem deixar de atender às normas e regras exigidas pelas Diretrizes de Extensão Universitária. Objetivo: Apresentar as experiências das equipes de dois projetos de extensão no planejamento, organização e execução de minicursos virtuais voltados aos professores e profissionais da educação infantil e fundamental I e II sobre a alimentação e nutrição nos primeiros mil dias de vida. Métodos: Realizou-se um estudo do tipo relato de experiências com as equipes dos projetos para o planejamento e organização de três minicursos remotos (entre 2020 e 2021). Resultados: As experiências obtidas na primeira edição foram exitosas e, a partir das avaliações dos participantes, permitiu que as demais edições fossem ajustadas. Nos relatos foram identificadas três ideias centrais: “desafio na interação dialógica com os educandos”, “adaptação do formato presencial para o remoto” e “formação profissional”. Conclusão: As edições dos minicursos foram positivas, permitindo firmar novas parcerias e atender às diretrizes da extensão, mesmo sendo desafiadora a interação dialógica com o público-alvo dos minicursos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Graziele Thomaz Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do Curso de Nutrição do Centro Multidisciplinar/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Millena Alves Fernandes, Universidade Federal do Rio Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Graduanda do Curso de Nutrição

Rafaela Perni dos Santos Leonardo, Universidade Federal do Rio Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Graduanda do Curso de Enfermagem

Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga, Universidade Federal do Rio Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Docente do Curso de Nutrição

 

 

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio Janeiro

Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Docente do Curso de Nutrição

 

Citas

AZEVEDO, A. P. Z.; SOUZA, E. M. Uma experiência interdisciplinar a partir da realização de um projeto de extensão denominado Vivências em Cidadania. Revista Extensão, UFRB, ed. 20, v. 1, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 180p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p.: il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica; n. 24).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 265p.

CALDERONI, T. L. et al. O uso do Instagram para divulgação das informações de um projeto de extensão sobre alimentação e nutrição de crianças menores de dois anos: o antes e durante a COVID-19. Raízes e Rumos, v. 8, n. 2, p. 314-324, 2020.

COSTA, A. C. S. et al. Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p. 40636-40651, 2021.

DINIZ, E. G. M. et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, 2020.

MAGALHÃES, C. R. O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 11, n. 23, p. 647-654, 2007.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MELLO, I. R. et al. Agosto dourado e o uso do instagram como ferramenta de divulgação de um projeto de extensão universitária. Boletim Ciência Macaé, v. 2, n. 1, p. 1-266, 2021.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 98-106, 2014.

NOGUEIRA, M. D. P. (org.) Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG; O Fórum, 2000.

RAMOS, B. C. V. et al. Educação alimenta e nutricional com professores de uma escola privada da zona sul de São Paulo. Revista Saúde, v. 45, n. 2, p. 1-12, 2019.

RODRIGUES, A. C., et al. Alimentação complementar no Instagram de um projeto de extensão universitária: estudo de caso sobre receitas infantis”. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 50720-50734, 2021.

SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, 2016.

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-28

Cómo citar

Thomaz Alves, B. G., Alves Fernandes, M., Perni dos Santos Leonardo, R., Amorim de Morais Nascimento Braga, F., & de Carlos Santana Capelli, J. (2022). A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS NO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO INFANTIL:: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DOIS PROJETOS DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 22(1), 122–128. Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2831

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.