Mulheres na Engenharia:

Relato de experiência do projeto Elas Mudam o Mundo

Auteurs

  • Larissa Almeida Bião e Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Cristiane Agra Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mots-clés :

Mulher, Engenharia, Gênero, Empoderamento, Engajamento

Résumé

O assunto “empoderamento” da mulher tem sido bastante discutido nos últimos tempos e traz à tona questões sobre desenvolvimento e liberdade, elementos primordiais para a emancipação dos indivíduos, visando à expansão de suas capacidades. O presente trabalho apresenta um relato de experiência com o projeto de extensão “Elas Mudam o Mundo”, ressaltando a importância da atuação das mulheres na área de exatas. Foi desenvolvido através de postagens de vídeos nas redes sociais com a participação de estudantes e profissionais apresentando suas experiências e vivências. Dentre resultados mais significativos teve-se mais de 2000 visualizações dos 10 episódios elaborados com centenas de comentários. Além de uma efetiva participação e empoderamento feminino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, José Eustáquio Diniz. Desafios da equidade de gênero no século XXI. Revista Estudos Feministas, v. 24, p. 629-638, 2016.

ARAÚJO, Mariana Tonini; TONINI, Adriana Maria. A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology Engineering and Mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, 2020.

ARRUDA, Juliana Silva; DE CASTRO SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292-e314292, 2021.

EMARKETER. Do Millenials wathc online vídeos differently? EMARKETER. EUA, 2013.Disponível em https://www.emarketer.com/Article/Do-Millennials-Watch-Online-Videos-Differently/1010444. Acesso em: 5 de setembro de 2020.

IBGE. Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em <https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

OECD, The ABC of Gender Equality in Education: Aptitude, Behaviour, Confidence, PISA, OECD Publishing, Paris, 2015. Disponível em : <https://www.oecd.org/education/the-abc-of-gender-equality-in-education-9789264229945-en.htm>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

ONU. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento

sustentável. 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

ROSEMBERG, Fúlvia; AMADO, Tina. Mulheres na escola. Cadernos de Pesquisa, n. 80, p. 62-74, 1992.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-01-19

Comment citer

Almeida Bião e Souza, L., & Agra Pimentel, C. . (2022). Mulheres na Engenharia: : Relato de experiência do projeto Elas Mudam o Mundo. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 125–132. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2501

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência