Educação socioambiental e o direito à cidade:

Reflexões sobre um programa de extensão universitária durante a pandemia da covid-19 no interior do Ceará

Auteurs

Mots-clés :

Pesquisa-ação, Universidade, Biopolítica, Tecnologias, Desigualdades Sociais

Résumé

O agravamento das desigualdades sociais gerado pela pandemia da Covid-19 fez com que os territórios urbano-periféricos enfrentassem drásticos empecilhos para o pleno acesso à educação e ao direito à cidade. Desse modo, este artigo objetiva relatar e discutir as ações de extensão universitária relacionadas ao direito à cidade promovidas pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) durante o ano de 2020. Para tal, adotou-se uma pesquisa-ação como estratégia metodológica. A coleta dos dados se deu mediante análises documentais nos relatórios parciais e finais das atividades de extensão, tal qual nos documentos de planejamento e planilhas para o acompanhamento das atividades. Guardadas as devidas proporções das ações relatadas, depreendeu-se que as iniciativas experienciaram dificuldades como o acesso a aparelhos tecnológicos e à internet por parte do público-alvo. Portanto, as percepções apontam para uma complexificação ainda maior da relação extensão universitária-comunidade em termos de alcance e diálogo, tal e qual os empecilhos enfrentados por indivíduos majoritariamente subalternizados na realidade social brasileira, questões essas agudizadas pela pandemia da Covid-19. Em contrapartida, as adaptações das ações extensionistas foram salutares para a continuação das atividades. As práticas foram proveitosas, logrando experiências e ferramentas para futuras intervenções diante do contexto hodierno.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Geovane Gesteira Sales Torres, Universidade Federal do Cariri

Concludente do curso de graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs.

Caio Ricardo da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Concludente no curso de graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs.

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA),
Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio, Especialista em
Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA),
Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal
do Ceará (UFC/ Campus Cariri) e Doutor em Geografia pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor Adjunto da
Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração
Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Bolsista de
Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Coordenador/Líder do
Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas
(LAURBS). Dedica-se à pesquisas no âmbito do Planejamento Urbano,
Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional, Problemáticas e Gestão
Urbanas/Metropolitanas e Políticas Públicas

Références

AGUIÃO, Silvia. Sexualidade, gênero e Internet: aspectos do uso das TIC na constituição de redes de sociabilidade e produção de si entre jovens. In: CASTELLO, Graziela; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; JEREISSATI, Tatiana. Dinâmicas de gênero e uso das tecnologias digitais: um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo.1. ed. - São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Cebrap, 2021. pp. 112-137.

AUGUSTO, Fhilipe. Alunos de escolas e universidades estaduais começam a receber do Governo do Ceará chips com internet. Governo do Estado do Ceará, Fortaleza – CE, 9 dez. de 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/12/09/alunos-de-escolas-e-universidadesestaduais-comecam-a-receber-do-governo-do-ceara-chips-com-internet/. Acesso em 15 jul. 2021.

BASCHET, Jérôme. COVID-19: O século XXI começa agora. São Paulo: Editora n-1, 2020.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. 1° ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CALAZANS, Roberto; MATOZINHO, Christiane. Pandemia, paranóia e política. São Paulo: Editora n-1, 2020.

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2005.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - Cetic.BR. Resumo executivo: TIC Kids Online Brasil 2019. 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093441/resumo_executivo_tic_kids_online_ 2019.pdf. Acesso em 15 jul. 2021.

CHUECA, Eva Garcia. Cartografiando Silencios en las Urbes Brasileñas: ¿Pueden las mujeres pobres, negras y periféricas hablar?. Centro de Estudios y Documentación Internacionales de Barcelona, Barcelona, mayo 2017. Seción Opinión. Dispoñible en: https://www.cidob.org/publicaciones/serie_de_publicacion/opinion_cidob/ciudades_globales/cartografiando_silencios_en_las_urbes_brasilenas_pueden_las_mujeres_pobres_negras_y_periferi cas_hablar. Acceso em: 12 mayo 2021.

CHUECA, Eva Garcia. O direito à cidade perante as epistemologias do Sul: reflexões sobre o processo brasileiro de construção do direito à cidade. In: SANTOS, Boaventura de Souza, MARTINS, Bruno Sena (Orgs.). O pluralismo dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade. 1 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. pp. 397-418.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 6 ed. – Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no College de France (1977-1978)/ Michel Foucault; edição estabelecida por Michel Senellart sob a direção de François Ewald e Alessandro Fontana; tradução Eduardo Brandão; revisão da tradução Claudia Berliner. – São Paulo: Martíns Fontes, 2008.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2013.

HARVEY, David et al. Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico de 2010: Classes de rendimento nominal mensal. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/3277#resultado. Acesso em 15. Jul. 2021.

INSTITUTO PÓLIS. Raça e Covid-19 no município de São Paulo. 2020. Disponível em: https://polis.org.br/estudos/raca-e-covid-no-msp/. Acesso em 15 jul. 2021.

JEREISSATI, Tatiana; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; BARBOVSCHI, Monica. Sobre a pesquisa. In: CASTELLO, Graziela; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; JEREISSATI, Tatiana. Dinâmicas de gênero e uso das tecnologias digitais: um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo.1. ed. -- São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Cebrap, 2021. pp. 30-55.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Editora Centauro, 2011.

LEFEBVRE, Henri. O pensamento marxista e a cidade. Tradução de Maria Idalina Furtado. Lisboa: Editora Ulisseia, 1972.

LEITE, Maria Laís dos Santos; TORRES, Geovane Gesteira Sales; CUNHA, Rocelly Dayane Teotonio da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas (os) brasileiras (os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 07-28, 2020.

LIMA, Márcia Lima; AGUIÃO, Silvia. Interfaces entre gênero, raça e classe em experiências de uso das TIC entre crianças e adolescentes. In: CASTELLO, Graziela; MACAYA, Javiera F. M.; CANTONI, Stefania Lapolla; JEREISSATI, Tatiana. Dinâmicas de gênero e uso das tecnologias digitais: um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo.1. ed. -- São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Cebrap, 2021. pp. 86-111.

NASCIMENTO, Diego Coelho do; TORRES, Geovane Gesteira Sales; SILVA, Caio Ricardo da; PIMENTEL, Regina Cruz. Educação para a sustentabilidade em contextos urbano-periféricos: a experiência do LAURBS em Juazeiro do Norte, Ceará. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 5-19, 2021.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Desigualdades socioespaciais – a luta pelo direito à cidade. Revista cidades, v. 4, n. 6, 2007.

SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao Estado Suicidário. São Paulo: Editora n-1, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. La cruel pedagogía del virus. 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice: O Social e o Político na Pós-Modernidade. Porto: Editora Afrontamento, 1999.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristovão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2013.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, pág. 443-466, 2005.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-01-19

Comment citer

Sales Torres, G. G., Ricardo da Silva, C., & Coelho do Nascimento, D. (2022). Educação socioambiental e o direito à cidade: : Reflexões sobre um programa de extensão universitária durante a pandemia da covid-19 no interior do Ceará. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 21(1), 16–30. Consulté à l’adresse https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/2706

Numéro

Rubrique

Sociedade, estado e o público: formação e ação por caminhos democráticos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.