A DANÇA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DAS RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO
REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E.S.S.A. DANÇA.
Mots-clés :
Cultura Afro-brasileira, Corpo, DançaRésumé
Este trabalho relata as atividades do projeto E.S.S.A. DANÇA em diálogo com o potencial político e formativo da extensão universitária. Tais implicações político-sociais exigem dos sujeitos envolvidos na ação extensionista uma postura intelectual aberta ao diálogo e á alteridade. Nessa direção, o projeto tem como objetivo oferecer vivências em dança para alunos do ensino médio técnico da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo (E.S.S.A.), na cidade de Ibirité – MG, como forma de valorizar e fortalecer a história e a cultura dos povos africanos e afro-brasileiros. Por meio de oficinas que promovem vivências em danças diversificadas, seguidas de momentos de reflexão sobre a cultura afro-brasileira através de músicas, vídeos etc., os alunos foram incentivados a perceber as potencialidades do próprio corpo e a produzir danças a partir do reconhecimento de sua própria identidade e corporeidade. Por meio de vivências afirmativas em relação a seu pertencimento racial, os alunos puderam questionar o lugar de inferioridade destinado à cultura negra e ressignificá-la de maneira positiva. Desta forma, acreditamos que a dança assim como a extensão universitária, encerram em si uma dimensão política, que podem potencialmente contribuir para a formação de alunos capazes de questionar, intervir e transformar a realidade.
Téléchargements
Références
COELHO W. C. B; COELHO M.C. Educação para a diversidade e a questão étnico-racial: apontamentos para a análise de práticas em curso. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais da X reunião anual da Anped. disponível em: < http://35reuniao.anped.org.br. > acesso em 18 de fev. 2022.
DEMO, P. Lugar da extensão. In: FARIA, D. P. (Org.). Construção conceitual da extensão na América Latina. Brasília, 2001, p. 141-158.
GOMES, N. L. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Rev. Filos. Curitiba, v. 33, n. 59, p. 435-454, mai/ago. 2021.
ABRAMOWICS, A.; OLIVEIRA, F.; RODRIGUES, T. C. A criança negra, uma criança e negra. In: ABRAMOWICS, A.; GOMES, N. L. (orgs) Educação e Raça: perspectivas políticas pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.75-97
NOGUEIRA, M. D. P. A construção da extensão universitária no brasil: trajetória e desafios. In FORPROEX Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2013
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Extensão 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.