METODOLOGIA EXTENSIONISTA PARA O ENSINO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E ROBÓTICA NO RECÔNCAVO DA BAHIA

Autores

  • Renatta Andrade UFRB
  • Lais Cardoso de Medeiros
  • André Luiz Carvalho Ottoni

Palavras-chave:

Programação, Inteligencia Artificial, Aprendizado por Reforço, Robótica, Educação

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) e a robótica são ramos do conhecimento que fomentam o interesse dos estudantes por causa de suas inúmeras aplicações na sociedade, como no futebol de robôs, na agricultura, na medicina e indústria. Dessa forma, esse projeto tem como principal objetivo incentivar o interesse por ciências exatas e engenharias, através da propagação do conhecimento em programação, inteligência artificial e robótica. Logo, foi utilizada uma metodologia dividida em etapas: desenvolvimento material didático, divulgação e seleção dos alunos, aulas presenciais, realização do Desafio de Programação para os estudantes (desafio relacionado as áreas do conhecimento: programação em R, inteligência artificial e aprendizado de máquina). Ademais, junto com o Desafio de Programação também foi realizada a II Semana da Equipe de Futebol de Robôs da UFRB (II UFRBots Week). Um ponto importante do projeto foi o incentivo a participação de mulheres, de forma que metade das vagas foram destinadas ao público feminino. O intuito desse ponto é incentivar a inserção de mulheres em atividades nas áreas das ciências exatas e tecnológicas. Sendo assim, esse projeto disseminou por meio de conhecimento para comunidade, a importância de temáticas tecnológicas retratadas para a sociedade.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

25.10.2024

Como Citar

Andrade, R., Cardoso de Medeiros, L. ., & Carvalho Ottoni , A. L. (2024). METODOLOGIA EXTENSIONISTA PARA O ENSINO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E ROBÓTICA NO RECÔNCAVO DA BAHIA. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 247–256. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3391

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