3ª FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA:

RESSIGNIFICANDO AGROECOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA, PRÁTICA, MOVIMENTO E DIÁLOGO DE SABERES

Autores

  • Jailton Silva Reis UFRB
  • Aidraiane Ferreira Santos Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados Acampados e Quilombolas CETA
  • Carolina Santos Menezes Estudante da Pós graduação-mestrado em Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Karina Araújo Novaes UFRB, Graduanda no curso Licenciatura em Educação do Campo-Ciências Agrárias no Centro de Formação de Professores
  • Lanna Cecília Lima Oliveira

Palavras-chave:

Ciência, conhecimentos tradicionais, coletivo, movimento social

Resumo

O presente trabalho pretende elucidar e refletir sobre as experiênciase vivências doIIICurso de Formação em Educação e Agroecologia cujametodologia foi inspirada no método Josué de Castro com a divisão de Núcleos deBase (NBs), bem como, organizado e dividido para acontecer em quatro módulosque propiciaram discussões ímpares (re)afirmando agroecologia enquantociência, movimento, prática e diálogo de saberes a partir das diferentes óticasde professores, estudantes, camponeses, movimentos sociais, etc. Mediante ocontexto vivenciado, fazendo referência a Covid 19, a formação que ocorreu noano de 2022 se deu em parte de forma remota assíncrona e síncrona, atravésde aplicativos que possibilitou a realização como também abranger pessoas daBahia e de outros estados, tornando assim um debate mais amplo e enriquecedorcujo tema se faz extremamente necessário na realidade que estamos vivendo,alcançando e cumprindo o desejo que aguçou a criação das formações emeducação e agroecologia no grupoDOCFORM, tendo feito a sua 3° edição, eassim como as que antecedem, teve uma grande procura, sendo preenchida todasas vagas, tendo como resultado a real disseminação da agroecologia enquantoprojeto de sociedade nos mais diversos espaços.



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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

25.10.2024

Como Citar

Reis, J. S., Santos, A. F., Menezes, C. S. ., Novaes, K. A., & Oliveira, L. C. L. (2024). 3ª FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA: : RESSIGNIFICANDO AGROECOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA, PRÁTICA, MOVIMENTO E DIÁLOGO DE SABERES. Revista Extensão E Cultura Da UFRB, 25(1), 52–63. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/revistaextensao/article/view/3528

Edição

Seção

Dossiê: Meio ambiente na perspectiva agroecológia

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