Semana do Abraço: Nutrindo uma Escola Informal Afetiva em um Espaço Frio e Formal
Palavras-chave:
Escola, Afeto, Educação InformalResumo
Este artigo tem o intuito de retratar faces e interfaces de uma experiência vivida no Colégio Estadual Professor Edgard Santos na cidade de Governador Mangabeira - Bahia, intitulada Semana do Abraço. Evento este que tinha como objetivo propor a todos os membros da comunidade escolar uma semana de afetos, com palestras e reflexões direcionadas, dinâmicas de grupo, apresentações artísticas, esporte e lazer. Uma semana repleta de símbolos, signos e significados. Na semana dos estudantes buscamos desaprender, descer dos pedestais mascarados pelos lattes, para de olho no olho refletir sobre a escola como um espaço singular de promoção da vida caminhandoo na contramão de um projeto arcaico proposto pelo sistema.
Downloads
Referências
BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Trad. de Zuleide Alves Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavallée. São Paulo: Paulus, 2010.
Charlot, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador em contradição. Revista FAEEBA, v.1, Ed. 30, n. 1 (jan;jun, 1992), Salvador, UNEB, 1992.
D'AVILA, C. Formação docente na contemporaneidade: limites e desafios. Revista FAEEBA, v. 1, Ed. 20, n. 1 (jan/jun, 1992), Salvador, UNEB, 1992.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2006.
JESUS, F. P.; SONNEVILLE, J. J. O paradigma da complexidade na formação docente contemporânea. Revista da FAEEBA, Salvador/BA, v. 17, n. 30, p. 59-73, jul/dez, 2008.
TOMBARA, E. Karl Marx: Contribuições para a investigação em História da Educação no século XXI. In: FILHO, Luciano Mendes de Faria. Pensadores Sociais e História da Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
SILVA, W. B. Da programação neurolinguística: uma reflexão sobre o papel da comunicação na Educação Popular. 2006. 85 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraiba, João Pessoa, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.