ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN – UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Alfabetização, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão EscolarResumo
O presente trabalho visa discutir aspectos inclusivos em relação à Síndrome de Down, ao analisar as possibilidades de alfabetização de uma estudante da Rede Municipal de Ensino Fundamental I na cidade de Salvador-Ba. O método de pesquisa foi à abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso, utilizamos como instrumentos o levantamento bibliográfico, observação participante e questionários que foram realizados com colegas, professores e familiares. Com vistas atender as reais necessidades da aluna S foi elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE) onde se projetou a realização de um trabalho direcionado à criança com deficiência intelectual, focado em ações específicas, dando ênfase ao conhecimento da aluna e de suas particularidades. O mesmo pretende auxiliar a equipe pedagógica a desenvolver e executar atividades lúdicas, pedagógicas e sociais que favoreçam o desenvolvimento, fortalecimento e amadurecimento humano, da aluna e de outras crianças com deficiências a fim de que possam favorecer o desenvolvimento da independência, autonomia e cidadania dentro e fora da escola. Constata-se, a importância desse trabalho enquanto recurso pedagógico, pois contribui para que haja uma maior interação, evolução, compreensão e socialização no processo de ensino e aprendizagem de todos, dentro da perspectiva de inclusão escolar.
Downloads
Referências
ANTUNES, Giselle Alves Alencar. O Enfrentamento da Síndrome De Down: Uma Abordagem do Comportamento Materno e do Tratamento Fisioterapêutico. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia). Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004. Disponível em: http://www.ucg.br/ucg/institutos/nepss/monografia/monografia_15.pdf. Acesso em: outubro de 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília, 2005.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 4ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: EDUEC, 2002.
HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. Coleção Ciranda da Inclusão: Esclarecendo as Deficiências. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEFÉVRE, Beatriz. Neuropsicologia Infantil. São Paulo: Sarvier, 1989.
OLIVEIRA, A. A. S.; POKER, R. B. Educação inclusiva e municipalização: a experiência em educação especial de Paraguaçu Paulista. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 8, n. 2, p. 233-244, 2002.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon/ Mackenzie, 1999.
TRONCOSO, Maria Victoria e Del Cerro, Maria Mercedes. Síndrome de Down: Leitura e Escrita - Cantabria, Espanha. Masson S.A. - 1998.
TULL, D. S. & HAWKINS, D. I. - Marketing Research, Meaning, Measurement and Method. Macmillan Publishing Co., Inc., London, 1976.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
WERNECK, C. Muito prazer, eu existo: um livro sobre as pessoas portadoras de Síndrome de Down. 4ed. Rio de Janeiro: WVA, 1993.
YIN, R. K. – Estudo de Caso: Planejamento e Métodos/Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi – 2 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.