Semana do Abraço: Nutrindo uma Escola Informal Afetiva em um Espaço Frio e Formal
Palabras clave:
Escola, Afeto, Educação InformalResumen
Este artigo tem o intuito de retratar faces e interfaces de uma experiência vivida no Colégio Estadual Professor Edgard Santos na cidade de Governador Mangabeira - Bahia, intitulada Semana do Abraço. Evento este que tinha como objetivo propor a todos os membros da comunidade escolar uma semana de afetos, com palestras e reflexões direcionadas, dinâmicas de grupo, apresentações artísticas, esporte e lazer. Uma semana repleta de símbolos, signos e significados. Na semana dos estudantes buscamos desaprender, descer dos pedestais mascarados pelos lattes, para de olho no olho refletir sobre a escola como um espaço singular de promoção da vida caminhandoo na contramão de um projeto arcaico proposto pelo sistema.
Descargas
Citas
BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Trad. de Zuleide Alves Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavallée. São Paulo: Paulus, 2010.
Charlot, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador em contradição. Revista FAEEBA, v.1, Ed. 30, n. 1 (jan;jun, 1992), Salvador, UNEB, 1992.
D'AVILA, C. Formação docente na contemporaneidade: limites e desafios. Revista FAEEBA, v. 1, Ed. 20, n. 1 (jan/jun, 1992), Salvador, UNEB, 1992.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2006.
JESUS, F. P.; SONNEVILLE, J. J. O paradigma da complexidade na formação docente contemporânea. Revista da FAEEBA, Salvador/BA, v. 17, n. 30, p. 59-73, jul/dez, 2008.
TOMBARA, E. Karl Marx: Contribuições para a investigação em História da Educação no século XXI. In: FILHO, Luciano Mendes de Faria. Pensadores Sociais e História da Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
SILVA, W. B. Da programação neurolinguística: uma reflexão sobre o papel da comunicação na Educação Popular. 2006. 85 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraiba, João Pessoa, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Acadêmica GUETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.