Feira Livre de Amargosa: Sua Construção, sua História
Palabras clave:
Feira Livre, Espaço Geográfico, Campo-CidadeResumen
O presente artigo aborda o papel da feira livre na organização do espaço da cidade de Amargosa-BA, considerando a evolução geo-histórica no município, assim como, sociocultural e política, além dos aspectos de distribuição, socialização posto que tal atividade destaca-se no cenário regional por proporcionar a relação campo-cidade. A metodologia focaliza as fases de apanhado histórico, trabalho de campo e sistematização dos resultados. Ademais se considera as feiras livres como fenômeno econômico e social antigo que remontam os primeiros agrupamentos humanos. Em Amargosa a feira livre tem se mantido por estabelecer um ambiente essencial para aquisição de produtos por seus populares e por ser um costume em toda região. Ao longo dos anos a feira do atual município sofreu mudanças significativas que vão da sua localização até a estrutura física. Sendo que a feira livre hoje é uma das formas de comercialização mais frequentes na cidade, além disso, é um espaço onde há uma interação entre os indivíduos. Desta forma, as feiras-livres constituiu desde o início até os dias atuais um marco em relação aos aspectos econômicos dos lugares onde trabalham, sendo, consequentemente, uma fonte vital de renda para garantir o sustento de seus parceiros comerciais, e é conhecida como uma das possibilidades de garantir o abastecimento das cidades.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Francisco Fransualdo de; QUEIROZ, Thiago Augusto Nogueira de. As feiras livres e suas (contra) racionalidades: periodização e tendências a partir de Natal-RN-Brasil. Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografia y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, 15 de enero de 2013, Vol. XVIII, nº 1009. Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/b3w-1009.htm>. Acesso em: 22 de Fevereiro, 2014. [ISSN 1138-9796].
GUIMARÃES, Camila Aude. A feira livre na celebração da cultura popular. Disponível em: <http://www.usp.br/celncc/ojs/index.php/blacc/article/viewFile/140/174>. Acesso em 12 de Março de 2014. ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA - Vol. 8, 1995. LAKATOS, E. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986.
LINS, R. O.; RIOS, R. B. Periodização como metodologia de análise regional: o caso da região de Amargosa - Bahia. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 14, n. 2, p. 62-70, 2010.
MOTT, Luiz Roberto. A feira de Brejo Grande: estudo de uma instituição econômica num município sergipano do Baixo São Francisco. Tese de Doutorado (Ciências Sociais). Campinas: UNICAMP, 1974.
MOREIRA, Ruy. Sociabilidade e Espaço (As formas de organização geográfica das sociedades na era da Terceira Revolução Industrial - um estado de tendências.
AGRÁRIA, São Paulo, Nº 2, pp. 93-108, 2005. SANTOS, Milton. A Região de Amargosa. Salvador: Comissão de Planejamento Econômico, 1963. SILVA, Maria das Graças da. Feira de São Bento em Cascavel - CE (Festa a Céu Aberto). Dissertação (Mestrado em Sociologia), UFC, Fortaleza, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Acadêmica GUETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.